Voltar para a tela anterior.

Cobrança adicional para partos será discutida em audiência da Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

O encontro ocorre na próxima segunda-feira (06/07), às 19h, na Sala das Comissões da Câmara


A cobrança adicional para partos que alguns médicos apresentam a pacientes com plano de saúde motivou o Legislativo caxiense a promover uma audiência na próxima segunda-feira (06/07), às 19h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). O encontro é aberto a toda a comunidade e será coordenado pela Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher (FPPFVCM).

Presidente do grupo, a vereadora Denise Pessôa/PT informa que quem vai mediar a reunião é a parlamentar Daiane Melo/PMDB. Grávida de oito meses, Daiane sofreu tentativa de cobrança de seu médico mesmo tendo plano de saúde. Diante disso, decidiu denunciar o fato ao Ministério Público, que abriu investigação sobre a atuação dos profissionais e dos planos.

Para a audiência, foram convidados representantes do Sindicato Médico de Caxias do Sul, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Grupo de Doulas Nascer Sorrindo, da Defensoria Pública, do Ministério Público e de médicos obstetras, para que possam ser ouvidos e explicar o motivo da cobrança adicional.

A vereadora Denise informa que também deverá haver a presença de integrantes de clubes de mães e de mulheres que darão seu depoimento, registrando dificuldades pelas quais passaram no agendamento e no parto dos filhos. "Algumas mamães vão nos contar sobre situações a que foram submetidas e que não são legais. Precisamos discutir e ver o que é preciso para evitar circunstâncias constrangedoras para as mulheres", defende a parlamentar. Foram ainda convidados para a reunião profissionais ligados aos planos de saúde e a hospitais da cidade, e integrantes da Rede de Proteção à Mulher.

Além da presidenta Denise e da vereadora Daiane, integram a FPPFVCM os legisladores Daniel Guerra/PRB, Rafael Bueno/PCdoB e Washington Stecanela Cerqueira/PDT, que  foi o proponente da criação do grupo no Parlamento caxiense.

03/07/2015 - 14:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo