Voltar para a tela anterior.

Estão abertas as indicações de nomes para a Honraria Especial Aldo Locatelli da Câmara

Até o próximo dia 20 de julho, o Legislativo caxiense receberá as sugestões da comunidade


Até o próximo dia 20 de julho, estão abertas as indicações de nomes para a Honraria Especial Aldo Locatelli: 100 anos de história e legado. As sugestões podem ser feitas pela comunidade, pelo e-mail: honrariaaldolocatelli@camaracaxias.rs.gov.br, contendo o nome completo do remetente e um número de telefone para contato. As cinco personalidades mais indicadas serão homenageadas em uma sessão solene excepcional do Legislativo caxiense, em 18 de agosto de 2015, quando, se estivesse vivo, o falecido pintor e muralista Aldo Daniele Locatelli completaria cem anos de idade. Os agraciados deverão ter vinculação com a vida, a obra e a história do artista.

Além de diploma alusivo à data, os homenageados ganharão um adereço na forma de uma réplica metálica de um pincel, com uma paleta para pintura, contendo, na parte frontal, os dizeres: "Pintor Aldo Locatelli (1915-2015): 100 anos de história e legado", e, no verso, a identificação: "Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS".

Na semana passada, o vereador Gustavo Toigo, um dos idealizadores da homenagem, e o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Flavio Cassina, estiveram na Igreja São Pelegrino. Junto com o pároco Leonardo Pereira, começaram os preparativos da futura solenidade. A paróquia possui afrescos assinados por Locatelli. Os três pousaram para uma foto em frente a passagens da Via Sacra, sendo que, por meio de uma das figuras, Locatelli teria retratado a sua filha Cristina, hoje residente no estado do Acre.

Natural de Bérgamo, na Itália, nascido em 18 de agosto de 1915, Locatelli é o responsável pelos murais da Via Sacra e pelas pinturas do templo da Igreja São Pelegrino. Com base na autora Annateresa Fabris, Toigo afirmou que o artista trabalhou nos afrescos da Igreja São Pelegrino, no período de 1951 a 1960, e nos 14 óleos sobre tela da Via Sacra, executadas em seu ateliê, em Porto Alegre, entre 1958 e 1960. "A obra, de estilo renascentista, ajuda a compor um dos espaços sacros e turísticos mais visitados de Caxias do Sul", enalteceu.

Cassina referiu que, em Pelotas, Locatelli desenvolveu os afrescos da Catedral. Disse que, em Porto Alegre, há pinturas dele, como as dispostas no salão principal do Palácio Piratini. Também, na Capital gaúcha, o pintor acabaria morrendo em 3 de setembro de 1962.

01/07/2015 - 15:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo