Voltar para a tela anterior.

Vereadores acompanham o secretário Westphalen em vistoria ao Aeroporto Regional Hugo Cartergiani

O chefe estadual dos Transportes garantiu estudos para qualificar a infraestrutura aeroviária


Vereadores do Legislativo caxiense acompanharam, na tarde desta segunda-feira (29/06), uma vistoria técnica ao Aeroporto Regional Hugo Cartergiani. A inspeção contou com o secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen. Na oportunidade, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, vereador Guila Sebben/PP, reiterou pedidos para qualificar a infraestrutura aeroviária local. Westphalen garantiu que providenciará estudos. Os vereadores Pedro Incerti/PDT e Zoraido Silva/PTB participaram das atividades de hoje.

O secretário destacou que a parceria entre o governo estadual e a Prefeitura Municipal, na gestão do Hugo Cantergiani, poderá viabilizar um estacionamento para o aeroporto. Afirmou que pleiteará, junto ao governo federal, novos aparelhos de voo, como barômetro.

Quanto ao futuro aeroporto, no distrito caxiense de Vila Oliva, Westphalen apontou que a área ainda se encontra em fase de estudo de impacto ambiental. Ou seja, para ele, ainda não seria o momento de discutir investimentos estruturais, nesse espaço do Interior local.

O diretor-executivo do Hugo Cantergiani, Marcos Arguelles, reiterou que o espaço físico do aeroporto instalado seria incompatível com operações a partir do chamado ILS (aparelho de aproximação de voos). Admitiu, porém, que o ILS possibilitaria pousos na faixa de 200 pés (altura mínima entre a base de camada de nuvens e o solo).

Arguelles informou que, hoje, o aeroporto não consegue gerenciar pousos em faixas abaixo de 400 pés (o limite). "Dias de chuva e de neblina, naturalmente, prejudicam a aviação. O sistema atual (RNAV/UNAV) já possibilita descidas por meio de instrumentos de GPS", explicou.

O executivo do Hugo Cantergiani acrescentou que, no momento, o aeroporto faz seis voos diários, entre pousos e decolagens, pelas companhias aéreas Azul e Gol. Disse que os destinos são os aeroportos de Campinas e Congonhas, onde podem ocorrer conexões para outros lugares do país. Arguelles também detalhou que, diariamente, são transportados de 500 a 700 passageiros, com média mensal de 16 mil pessoas. Segundo ele, há meses com picos de até 22 mil tripulantes.

Além do vereador-presidente Guila Sebben/PP, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB. Entre outras autoridades, participaram da vistoria de hoje os secretários municipais Adriana de Lucena Francisco (Turismo), Fábio Vanin (Urbanismo) e Manoel Marrachinho (Trânsito, Transportes e Mobilidade).

29/06/2015 - 19:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo