Voltar para a tela anterior.

Reunião debate o Fortalecimento da UERGS

Por solicitação da bancada petista, o encontro foi realizado pela Comissão de Educação


Autoridades da educação estadual e representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) se encontraram, na manhã desta quinta-feira (25/06), na Câmara de Vereadores, para debater os rumos da Universidade Pública em Caxias. A solicitação, de autoria da bancada petista, veio ao encontro da situação de precariedade relacionada à infraestrutura.

A diretora da UERGS, Fernanda Stalliviere, destacou a alta procura dos cursos em comparação com a oferta de vagas. Além disso, apontou que a maior dificuldade enfrentada pela universidade é a falta de uma sede, o que implica na ausência de autonomia e na impossibilidade de apresentar projetos de financiamento. Contudo, ressaltou que existem perspectivas de ampliação nos serviços de ensino, direcionados na oferta de cursos de formação para professores da rede pública e da graduação em Pedagogia.

A vereadora Denise Pessôa/PT ressaltou que uma das finalidades da UERGS é a contribuição para a sustentabilidade regional. "Em outra reunião da Comissão foi relatado que faltavam professores com formação, então a oferta do curso de Pedagogia iria sanar um grande problema nosso", afirmou. Denise ainda propôs que o município auxilie a solucionar a questão da falta de sede para a UERGS no turno da noite, uma vez que não atrapalha o funcionamento do período letivo e também vai beneficiar o município com a formação do quadro docente. "A gente vê um quadro de professores muito bem qualificado, um ensino de qualidade, equipamentos bons e materiais, mas com muitos problemas de infraestrutura. O que eles já conseguiram contribuir com nossa cidade e região é resultado dos esforços desses profissionais da UERGS", concluiu Denise.

O coordenador da 4ª CRE, professor Paulo Périco, relatou que a precariedade estrutural é uma realidade enfrentada pela educação em todo o Estado. Ele lamentou que a UERGS esteja instalada no Cristóvão de Mendoza, afirmando que existem escolas estaduais novas com uma estrutura melhor que poderiam sediar a universidade. Contudo, em vez do Estrado investir na implantação do curso de pedagogia da Universidade Estadual, Périco defendeu a compra de vagas nas universidades privadas ou comunitárias. "Atualmente, o Estado não possui condições de manter a UERGS", concluiu.

Os docentes também abordaram que uma sede própria garantiria a possibilidade de ampliar a atuação da universidade, além de garantir a sua sustentabilidade financeira.

26/06/2015 - 13:16
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo