Voltar para a tela anterior.

Reunião sobre a Uergs debate a precariedade na infraestrutura da instituição

O encontro foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara, na manhã desta quinta-feira


A Comissão de Educação do Legislativo caxiense promoveu, na manhã desta quinta-feira (25/06), na sala das comissões da Casa, uma reunião extraordinária para debater o fortalecimento e a ampliação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). No encontro, conduzido pelo presidente da comissão, vereador Zoraido Silva/PTB, a precariedade na infraestrutura da instituição foi debatida.

A diretora da Uergs, professora Fernanda Stalliviere, e o professor Cléber Rabelo da Roza apresentaram aos vereadores a situação da unidade da Uergs, em Caxias do Sul, localizada em espaço da Escola Estadual Cristóvão Mendonza. Conforme os docentes, 40 vagas são oferecidas por ano, mas a procura dos estudantes é maior. Os professores enfatizaram que uma sede própria para a instituição ajudaria a ampliar a quantidade e a qualidade dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa, além de solucionar o problema da infraestrutura e fixar a garantia de recursos financeiros.

O coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professor Paulo Fernando Perico, relatou que a precariedade estrutural é uma realidade enfrentada pela educação, em todo o Estado. Na ótica do docente, a Uergs foi criada sem um planejamento estratégico. Disse que existem escolas estaduais novas e com uma estrutura melhor que poderiam sediar a Uergs. Destacou, ainda, a situação do governo estadual. "Atualmente, o Estado não possui condições de manter a Uergs", admitiu.

Os vereadores Denise Pessôa/PT e Edson da Rosa/PMDB parabenizaram os professores e estudantes da Uergs por lutarem pela educação. Edson, que foi presidente da Comissão de Educação em 2005 e 2006, mencionou que a situação da Uergs ainda é a mesma. Conforme o peemedebista, vale cobrar uma resposta do reitor da instituição, para saber como agir.

A assessora Vanessa Pierozan representou, na reunião, o deputado estadual Juliano Roso/PCdoB, autor da proposta que criou a Frente Parlamentar em Defesa da Uergs, na Assembleia Legislativa. Também integraram a mesa David da Fonseca Gabriel, assessor da secretária da Educação, Marléa Ramos Alves, e o vereador de Nova Bassano Márcio De Conto/PCdoB.

Além do presidente Zoraido e de Edson, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Daniel Guerra/PRB, Gustavo Toigo/PDT e Kiko Girardi/PT.

25/06/2015 - 13:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo