Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo protocola projeto que busca incrementar as receitas do município caxiense

A proposta obriga as instituições financeiras e bancos a apresentarem relatórios e Declarações de Operações de Cartões de Crédito e Débito


O vereador Gustavo Toigo/PDT protocolou no Legislativo caxiense, nesta sexta-feira (19/06), um projeto de lei que pretende aprimorar a cobrança de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre as receitas das atividades bancárias registradas em Caxias do Sul. A medida acrescenta dispositivo no Código Tributário Municipal (Lei Complementar nº 12/1994), obrigando as instituições financeiras e as administradoras de cartões de crédito e débito a prestarem informações sobre as operações de cada agência instalada no município. Esse relatório deverá ser apresentado mensalmente à Secretaria da Receita Municipal.

Toigo explica que os bancos prestam serviços para as operadoras e cobram a chamada "taxa de intermediação". Mediante essa cobrança, as instituições bancárias efetuam os créditos e os débitos na conta do lojista. Por executar esse serviço e receber por ele, os bancos são passíveis de tributação municipal. Por isso, o município precisa ter acesso aos referidos relatórios e declarações. Eles servem de base de cálculo para a cobrança do ISSQN que deve ser pago à prefeitura, cuja alíquota é de 5%.

O pedetista esteve reunido com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Carlos Heinen (na foto junto à Casa de Leitura), e pediu apoio à medida, solicitando um estudo sobre a quantia de gastos com cartões de crédito ou débito na cidade. Heinen ficou de conversar com sua diretoria e sinalizou disposição em ajudar na efetivação da proposta.

"É preciso muita determinação para avançar nessa medida. Mas acredito que, com uma ação integrando Legislativo, Executivo e CIC, é possível transpor os obstáculos e as dificuldades. E os resultados virão de forma a dar incremento orçamentário à prefeitura, que poderá ampliar sua capacidade de realizar obras e serviços em benefício da população", afirma Toigo.

A cobrança de ISSQN das instituições financeiras, como bancos, tem respaldo jurídico na Constituição Estadual, na Lei Complementar Federal nº 116/2003 e no Código Tributário Municipal.

19/06/2015 - 17:46
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo