Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno divulga a palestra sobre Holocausto com Nanette Konig

Atividade ocorre na próxima sexta-feira, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, às 19h30min, com entrada gratuita à comunidade


O encerramento do Projeto de Leitura "Sobreviventes do Holocausto", com a palestra de Nanette Konig, pautou a manifestação do vereador Rafael Bueno/PCdoB, na sessão ordinária desta quarta-feira (17/06), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Em parceria da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude com o Colégio Estadual Henrique Emilio Meyer, a palestra ocorre na próxima sexta-feira (19/06), às 19h30min, no plenário do Legislativo municipal. A entrada é gratuita a toda a comunidade.

Holandesa, Nanette Konig é vítima do holocausto nazista prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos do governo nazista de Adolf Hitler, no século passado. Aos 13 anos, foi levada de casa aos campos de concentração. Lá, Nanette conviveu com a jovem Anne Frank, autora do conhecido "O Diário de Anne Frank".

Segundo o parlamentar Rafael Bueno, apesar do holocausto nazista ter encerrado há muitos anos, ainda existe um "holocausto pós-moderno", alimentado pela violência da sociedade contra várias classes sociais e segmentos, como os LGBTs (ou LGBTTT, sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), os moradores de rua e as testemunhas de Jeová. Bueno também lamentou o preconceito racial e contra imigrantes senegaleses e ganeses, entre outras etnias.

O vereador Gustavo Toigo/PDT lembrou que a maioria dos imigrantes que chegam à cidade está em busca de emprego e melhores condições de vida. De acordo com o pedetista, que trouxe dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 4 mil imigrantes africanos estão inscritos, atualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS), e é dever do município tratar a todos de forma igualitária e social. A parlamentar Denise Pessôa/PT demonstrou tristeza pela intolerância e pelos discursos de ódio de uma minoria da população caxiense. Na opinião da vereadora, a palestra desta sexta-feira poderá produzir reflexões, já que Caxias do Sul tem recebido grande número de imigrantes muçulmanos.

Rafael Bueno também agradeceu a presença das aproximadamente 250 pessoas no plenário do Legislativo caxiense, na manhã desta quarta-feira, em sessão solene que homenageou a Escola Estadual Maria Araci Trindade Rojas, pelos 35 anos de história.

17/06/2015 - 19:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo