Voltar para a tela anterior.

Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude é valorizado pelo parlamentar Raimundo Bampi

A primeira edição do evento ocorreu nesta quarta-feira, na localidade de Ilhéus, no distrito caxiense de Criúva


O 1º Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude reuniu produtores rurais e contou com a participação do vereador Raimundo Bampi/PSB, nesta quarta-feira (17/06), na localidade de Ilhéus, no distrito caxiense de Criúva.  O parlamentar, que é presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo, trouxe para a plenária desta quarta-feira (17/06) informações sobre a iniciativa.

Conforme Bampi, além de Caxias, outros municípios estiveram representados no encontro, como Jaquirana, Pinhal da Serra e São Francisco de Paula. O vereador explica que o fórum integra o Programa Juntos para Competir, coordenado pelo Sebrae em conjunto com outras entidades e tendo apoio da prefeitura municipal de Caxias, de sindicatos rurais, entre outros.

De acordo com o parlamentar, o fórum vai ao encontro do que o trabalhador rural espera, que é o aprimoramento para busca de mais eficiência na produtividade do campo, em especial no fortalecimento dos bovinos de corte. O vereador pontua que o país é um exportador de carne e são necessárias mais capacitação e receita para quem vive na colônia poder competir. "Em Criúva, vimos que os agricultores estão dispostos a se desenvolver e a se capacitar para ter mais competitividade", afirma o socialista.

Bampi cita que uma pesquisa de organizações do setor aponta que, nos últimos anos, os agricultores se desfizeram de 20% de suas propriedades. Evitar que esse percentual cresça é um desafio daqui para frente.

O vereador também lembrou dos obstáculos que muitos produtores enfrentam após as denúncias de adulteração de leite registradas nos últimos anos, as quais envolveram uma parcela de pessoas que não atuavam com seriedade no segmento. O parlamentar informa que esse tipo de manipulação, infelizmente, agora está aparecendo na produção de queijo.

Segundo Bampi, para fazer um queijo são necessários 10 litros de leite. Entretanto, de acordo com o vereador, já há casos em que o produto está sendo adulterado, ou seja, alguns produtores de uma dada cidade do Estado estão usando  uma fórmula que utiliza cinco litros para a elaboração de um queijo. "É lamentável que a ganância de alguns está levando à falsificação até mesmo do queijo. Produtores sérios vão acabar sofrendo quando o consumidor começar a sentir o impacto e souber que esse tipo de procedimento está envolvendo também o queijo. Farinha de milho no queijo não é bom", critica o vereador.  

17/06/2015 - 18:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo