Voltar para a tela anterior.

Trajetória do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza é reconhecida pelo Legislativo

A comunidade escolar lotou o plenário, na sessão solene desta terça-feira, em homenagem aos 85 anos da instituição e 50 anos da banda marcial


O Parlamento de Caxias do Sul reconheceu a trajetória do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza na sessão solene desta terça-feira (16/06). A comunidade escolar lotou o plenário da Câmara para comemorar os 85 anos da escola e os 50 anos da Banda Marcial Cristóvão de Mendoza. O presidente do Legislativo, vereador Flavio Cassina, comandou a cerimônia e lembrou que foi aluno da instituição de ensino.

Proponente da homenagem juntamente com apoiadores, o vereador Rodrigo Beltrão/PT fez o pronunciamento em nome da Casa. Apoiaram o requerimento que sugeriu a distinção e foi aprovado pelo plenário os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Flávio Dias/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PT e Neri, O Carteiro/SD.

O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT detalhou o percurso histórico da escola desde sua concepção, na primeira metade do século passado. Segundo o parlamentar, em 1928, na época em que o intendente da cidade era Thomaz Beltrão de Queiróz, ela foi pensada com o propósito de combater o analfabetismo. Em 1930, foi implantada com o nome de Escola Complementar Caxias do Sul e se destaca até hoje na formação de educadores, pontua Beltrão. O parlamentar informa que, atualmente, o colégio tem 1.673 alunos e funciona em sua sede no bairro Cinquentenário. Conforme Beltrão, além da estrutura física, a instituição é conhecida pelas ações e pela mobilização em torno do ensino-aprendizagem e da formação cidadã. Parafraseando a escritora Cora Coralina, o vereador sublinhou: "O Cristóvão transfere o que sabe e aprende o que ensina. É uma escola que estende sua vocação para além da sala de aula".

A atual diretora da instituição, Fabiana Simonaggio, agradeceu e elogiou a comunidade escolar que ajudou e ajuda a construir a história do Cristóvão. Conforme ela, o colégio mantém uma gestão colaborativa e, em conjunto com todos os segmentos, trabalha firme para evidenciar seus objetivos na sociedade. Listou títulos de destaque estadual e nacional que atletas e a banda receberam em 2014. Em relação aos docentes, frisou o engajamento e o empenho como educadores e formadores de opinião. Fabiana também salientou que os funcionários são dedicados e os alunos, participativos. Ao final de sua manifestação, a diretora lembrou de palavras do educador Paulo Freire, segundo o qual, "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves, saudou a escola e os integrantes da banda. Com emoção, recordou de alguns profissionais e de detalhes do tempo em que estudou e atuou como professora no colégio.  "Posso dizer que o Cristóvão foi minha vida", sintetizou.

Tanto a instituição de ensino quanto a banda receberam uma placa de homenagem da Câmara. A distinção da Banda foi entregue ao integrante que mais tempo está no grupo (desde 1997): Tiago Luiz Santos da Rosa, 35 anos. A solene foi encerrada ao som produzido pelos músicos, que receberam muitos aplausos da plateia.

 

A escola

O Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza foi instalado em 15 de junho de 1930. O objetivo inicial era incentivar a juventude caxiense ao seu aperfeiçoamento intelectual e moral. O espaço também voltava-se ao exercício do Magistério, com o propósito de construir na cidade uma escola pública de formação de professores. Hoje, a instituição segue nesse intuito de também contribuir para a formação de educadores. O Cristóvão se destacou, ainda, na formação de lideranças estudantis no período da ditadura.

 

A banda

A Banda Marcial Cristóvão de Mendoza foi fundada em 1965. O grupo é uma marca da escola há muitas décadas, fazendo parte da história e simbolizando a trajetória da instituição. O atual maestro é Antonio Roberto de Jesus Filho.

16/06/2015 - 21:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo