Voltar para a tela anterior.

Comunidades do Interior pedem sinal qualificado de telefonia e ciclovia para a Estrada do Imigrante

Os vereadores caxienses ouviram a população no projeto itinerante Câmara Vai aos Bairros 2015 desta segunda-feira


Sinais qualificados de telefonia fixa e móvel e de internet, além de uma ciclovia junto ao perímetro da Estrada do Imigrante, tiveram ênfase nas reivindicações das comunidades do Interior. As demandas ganharam coro comum entre a maioria das cerca de 150 pessoas que participaram do projeto Câmara Vai aos Bairros 2015, na noite desta segunda-feira (15/06). A reunião itinerante do Legislativo caxiense aconteceu no salão paroquial de São Pedro da 3ª Légua. O presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, conduziu os trabalhos de hoje. Os parlamentares encaminharão os assuntos às autoridades competentes, para as devidas providências.

Representantes de diversas localidades da região se revezaram junto ao microfone e reiteraram aquelas primeiras demandas, assim como a necessidade de diversas unidades das academias da melhor idade. Jair Massuchini, de Loreto (2ª Légua), foi um dos que solicitou a extensão do chamado cascalhamento até as lavouras.

Massuchini pediu que a camada asfáltica do Interior fosse expandida para as comunidades de São Cristóvão e Santo Antônio, no Cerro da Glória. Requisitou, ainda, um ginásio para a Escola Municipal Caetano Costamilan. Ressaltou que, em dias de chuva, naquele colégio, alunos enfrentam dificuldades na prática da Educação Física.

Em seguida, Nair Sirtoli, de Santo Antão (3ª Légua), alertou que falta coleta de lixo orgânico e seletivo. Marilise Faoro, da Estrada do Vinho, ponderou que a linha de ônibus que contempla as imediações precisaria ser estendida em 3,5 quilômetros, com o aumento da frequência diária. Conforme Milton Sirtoli, do Morro Cristal (3ª Légua), a região sofre com a ausência de policiamento. Milton contou situações de tiros e tentativas de roubos, em propriedades rurais.

O comunitarista Arnaldo Poleto, de São Pedro (3ª Légua), relatou que, na Escola Municipal Santo Antonio, falta drenagem de água da chuva. Afirmou que a situação tem ocasionado constantes alagamentos. Para ele, o colégio também careceria de ginásio de esportes.

Coordenadora pedagógica da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, a professora Angélica Casara Sirtoli sugeriu à Prefeitura caxiense a concessão bolsas de estudo aos alunos da instituição de Ensino Médio. Ela informou que são 39 estudantes matriculados nas disciplinas de técnica agrícola, sendo nove deles oriundos de Caxias.

O reforço de muitos dos pedidos permearam as manifestações de Vanei Scolari, de São Pedro (3ª Légua), e de Fabio Brustolin, de São Luiz (3ª Légua). Brustolin alertou que a rede elétrica se encontra obsoleta e que os loteamentos deveriam contar com cascalhos.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Adiló Didomenico, fez o pronunciamento do Executivo. Ponderou que, no momento, Caxias só possui um britador. Garantiu, porém, que um investimento superior a R$ 5 milhões possibilitará a implantação de outra unidade, para produzir pó de brita. Anunciou que o novo britador deverá estar disponível até o final do próximo mês de julho.

Quanto aos projetos de asfaltamento do Interior, Adiló comentou que só falta um aval do Ministério das Cidades, para que se inicie mais uma etapa do programa de pavimentação asfáltica da região. O secretário se referiu a mais de 70 quilômetros de asfalto, cujo empréstimo, junto à Confederação Andina de Fomento (CAF), já obteve aprovação da Câmara Municipal.

Entre as localidades contempladas hoje, estiveram: Ana Rech, Criúva, Desvio Rizzo, Fazenda Souza, Forqueta, Galópolis, Pedancino, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca, 1º distrito (Caravággio da 6ª Légua, São José, São Valentim da 6ª Légua, São Virgílio da 6ª Légua, Santo Antônio, São Victor da 5ª Légua, São Paulo da 3ª Légua, São Marcos da Linha Feijó, Santa Justina, Linha 30, Linha 40 e Linha 60).

Outras autoridades municipais participaram da reunião itinerante, como o secretário Arai Horn (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); o coordenador do Orçamento Comunitário, José Dambrós; o coordenador distrital, Jones Pedó; o subprefeito de Galópolis, Velocino Uez; o subprefeito de Vila Cristina, Carlos Ramon. À entrada do salão paroquial, havia uma exposição com imagens fotográficas da rotina agrícola da região, assinadas pelo jornalista Luiz Carlos Erbes.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do vereador-presidente Flavio Cassina, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Adelino Teles; Arlindo Bandeira; Daiane Melo; Daniel Guerra; Denise Pessôa; Edi Carlos Pereira de Souza; Edson da Rosa; Flávio Dias; Guila Sebben; Gustavo Toigo; Henrique Silva; Jaison Barbosa; Kiko Girardi; Neri, O Carteiro; Pedro Incerti; Rafael Bueno; Raimundo Bampi; Renato Nunes; Rodrigo Beltrão; Virgili Costa; Washington Cerqueira; Zoraido Silva.
15/06/2015 - 23:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo