Voltar para a tela anterior.

Bancada petista participa da reunião sobre a falta de professores

A reunião, solicitada pelos vereadores do PT, abordou a transferência de professores para outras secretarias


Os vereadores Kiko Girardi/PT, Rodrigo Beltrão/PT e Denise Pessôa/PT, participaram da reunião extraordinária desta quinta-feira (11/06), que abordou a falta de professores nas redes municipal e estadual de ensino. A pedido da bancada petista, a atividade foi convocada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICT). Os parlamentares questionaram a preferência pelo regime de ampliação de jornada ao invés da ampliação dos professores da rede municipal e as cedências de professores para outras áreas, retirando-os das salas de aula. 

A vereadora Denise Pessôa solicitou informações sobre a proporção de professores que estavam realizando o regime de ampliação de jornada, o antigo regime de horas extras. "Como servidora pública. a gente sabe que isso acaba prejudicando, posteriormente, o FAPS, o nosso Fundo de Aposentadoria", justificou. Além disso, a parlamentar questionou se há casos de professores lecionando em disciplinas diferentes dentro do regime de ampliação de jornada. 

Rodrigo Beltrão abordou a questão dos  professores que estão cedidos à outras secretarias, ressaltando a necessidade de abertura de concurso público para as áreas em que foram enviados. "Cerca de 200 professores foram relatados em outras secretarias como a de Cultura e a de Esporte e Lazer. Entendemos que para remediar uma situação se transfere o educador, mas isso, como regra, é prejudicial. Defendemos que esses professores devem estar em sala de aula. É importante que o governo sinalize um processo, nem que seja em médio prazo, de tentar reverter esse processo", justifica Beltrão. Os levantamentos foram, em parte, respondidos.
Outra questão que está na pauta petista é a oferta do curso de pedagogia pela UERGS, que tem previsão para ser discutida na reunião da Comissão de Educação do dia 25/06, às 9h30min, na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores.

12/06/2015 - 13:37
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo