Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo propõe instituir 2016 como o Ano do Livro e da Leitura em Caxias do Sul

Para o parlamentar, o município precisa fazer uma grande mobilização popular que torne a cidade referência na área da leitura


O vereador Gustavo Toigo/PDT protocolou em 11 de junho um projeto de lei que institui 2016 como o Ano Municipal do Livro e da Leitura em Caxias do Sul. A proposta visa ampliar ainda mais as políticas públicas voltadas ao estímulo da leitura e à valorização do livro.

A medida é fruto da análise da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope (dados de 2011), demonstrando uma redução no número de leitores no país, inclusive crianças e adolescentes.

Toigo relata que o município está preparado para enfrentar um desafio ainda maior neste campo, tendo em vista a existência do PPEL (Programa Permanente de Estímulo à Leitura) que neste ano completa uma década. O vereador descreve no projeto que terão incentivo na comunidade ações de crowdfunding (financiamento coletivo), buscando estimular doações e arrecadar fundos em proveito de projetos de incentivo às práticas leitoras e à produção literária local.

"A leitura ajuda a transformar uma sociedade. O município deve ser o grande indutor dessa política pública, envolvendo órgãos oficiais e a sociedade civil, fazendo com que possamos reverter os baixos índices de leitura e, consequentemente, construir efetivamente uma sociedade leitora", explica Toigo.

Na semana que passou, o parlamentar encontrou-se com o escritor José Clemente Pozenato, idealizador do PPEL, que lhe brindou com a trilogia: A cocanha, O quatrilho e A babilônia. Os livros do autor que reside em Caxias do Sul retratam histórias dos imigrantes italianos e seus descendentes no Rio Grande do Sul.

O incentivo e o fortalecimento da leitura na comunidade integram a plataforma de trabalho do Gabinete do Vereador Gustavo Toigo.

O pedetista é autor da Lei nº 7.580/2013, que instituiu a ADOTECA (Adoção de bibliotecas por empresas), do Programa PILAR (Primeira Infância Leitora), criado quando assumiu a titularidade do Poder Executivo como Prefeito interino em 2014 e do espaço Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa quando presidiu o Legislativo caxiense.

11/06/2015 - 18:09
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo