Voltar para a tela anterior.

Avenida do Bairro São Virgílio deverá ter o nome da ex-vereadora Geni Peteffi

Falecida em 26 de setembro de 2013, ela havia presidido a Câmara em 2012


O nome Vereadora Geni Peteffi deverá ser empregado para uma via pública do loteamento Terra Nobre, no Bairro São Virgílio. Por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (10/06), foi aprovado o projeto de lei 243/2014, assinado pela bancada do PMDB, liderada pelo vereador Edson da Rosa. Para que a denominação se concretize, o texto passa a depender da sanção do prefeito municipal. Falecida em 26 de setembro de 2013, por falência múltipla dos órgãos, Geni havia presidido a Câmara ao longo de 2012, ano em que concluiu seis mandatos consecutivos como vereadora, iniciados em 1989. Desde 11 de dezembro de 2013, Geni dá nome à sala das comissões da Casa.

Durante o debate, o vereador Edson a classificou como ícone da política caxiense, que lutou pelo respeito ao poder Legislativo. Lembrou que coube ao vereador Gustavo Toigo/PDT a ideia daquela denominação para a sala das comissões, cuja placa foi descerrada no período em que Edson presidia a Câmara.

Toigo destacou o perfil combativo de Geni, nos seus posicionamentos, e o seu domínio do trânsito parlamentar e da estratégia de plenário. Ressaltou que ela idealizou a lei 6.391/2005, pelo Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama (18 de julho). Reforçou que essa iniciativa, aliada à militância de Geni pela causa, impulsionou a formulação de políticas públicas de conscientização contra a doença.

A vereadora Denise Pessôa/PT recordou que, mesmo em campos políticos contrários, na legislatura passada (2009-2012), pôde aprender com Geni. À época, também compunha a bancada feminina da Câmara a ex-vereadora Ana Corso/PT. "Geni conseguiu não só debater pautas pelas mulheres, mas, também, avançar em torno de diversos assuntos da cidade. Embora discutíssemos em plenário, ela não se esquecia de mandar flores a mim e a Ana, no aniversário", enalteceu.

O histórico de Geni, a sua solidariedade e o envolvimento com o meio comunitário permearam as manifestações dos vereadores Daiane Melo/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PCdoB e Zoraido Silva/PTB.

Geni Peteffi nasceu no dia 27 de abril de 1944, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Filha de Alfredo Belizário Peteffi e Olinda Pontalti Peteffi, cursou o primário na Escola José Venzon Eberle, o ginasial na Escola Madre Imilda e fez curso técnico em comércio, no colégio São Carlos. Terminado o Ensino Médio, Geni estudou nas faculdades de Ciências Econômicas e de Administração de Empresas, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Durante muitos anos, atuou na iniciativa privada. Em 1983, começou a exercer ações em instituições públicas, onde trabalhou como assessora administrativa, na Secretaria Municipal da Educação. No Legislativo caxiense, também presidiu a Comissão de Educação, além de ter integrado a Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Entre as homenagens, Geni recebeu a Medalha do Centenário da Imigração Italiana; o Prêmio Top of Mind, em 2004, 2005 e 2006; o Troféu Destaque Político da Região Nordeste, da Revista Imagem News; o Troféu Ana Terra. Em 2013, o Legislativo caxiense agraciou-a com o Troféu Mulher Cidadã, entregue todo ano, pela Câmara, a mulheres que contribuam com a comunidade. A criação do prêmio às mulheres partiu de Geni e da ex-vereadora Ana Corso/PT, por meio de proposta apresentada em 2004.

Geni foi vereadora por 24 anos. Ela permaneceu na Câmara, como parlamentar, por seis mandatos consecutivos: 1989 a 1992; 1993 a 1996; 1997 a 2000; 2001 a 2004; 2005 a 2008; 2009 a 2012. Em 2012, também assumiu como prefeita em exercício. Presidiu o Partido do Movimento Democrático Brasileiro local. Diversas vezes, esteve à frente das lideranças da bancada do PMDB e do governo municipal (de 2005 a 2011, durante a administração do ex-prefeito José Ivo Sartori). Ao longo das legislaturas, presidia, constantemente, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Casa.

O projeto de lei 243/2014 havia sido apresentado em 4 de dezembro de 2014, quando, junto com o líder Edson da Rosa, formavam a bancada do PMDB os vereadores Felipe Gremelmaier e Mauro Pereira, hoje licenciados da Câmara. No momento, os dois últimos estão sendo substituídos por Adelino Teles e Daiane Melo.

 

PL 243/2014 (votação):

ADELINO TELES PMDB Ausente

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não Votou

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Ausente

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

10/06/2015 - 20:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo