Voltar para a tela anterior.
Uma das preocupações de Andressa Marques/PCdoB é sobre as moradias dos cidadãos de Caxias do Sul. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19/03), ela discursou a respeito do alto valor que é morar no município, além de lamentar que, mesmo que existam programas dos governos federal e estadual, a cidade deixa a desejar na questão de programas municipais. Andressa também falou sobre a proposta de voltar a trazer um orçamento para o Funcap (Fundo da Casa Popular), para possibilitar e facilitar os acessos a moradias.
A vereadora explicou que, assim que iniciou a atual Legislatura, fez um pedido de informações para o Executivo, dialogando com o atual secretário da Habitação, José de Abreu, e o secretário Adjunto da pasta, Volmir Moschen, e eles se dispuseram a iniciar um debate sobre um plano municipal de habitação para a cidade. Andressa disse que, como não há um programa destinado aos caxienses, a secretaria possui dificuldades ao cumprir suas atividades, pois não possui um bom norteador para aplicar as políticas necessárias.
De acordo com a comunista, a nossa política municipal de habitação já foi referência na cidade, quando criou o Funcap (Fundo da Casa Popular), muito antes de ter uma política nacional organizada para o setor. Afirmou que, desde a criação do Funcap, em 1952, houve diversos ajustes, mas que, naquele momento, a questão da habitação de Caxias do Sul foi referência, e hoje é possível dizer que ela parou no tempo.
Além disso, a vereadora declarou que, ao analisar os trabalhadores da habitação, é possível ver que a equipe técnica é insuficiente para a atual demanda que enfrentam. As famílias da comunidade podem ir até a secretaria solicitar materiais, no caso de precisarem reformar suas casas, mas, para construírem, existem apenas duas equipes atendendo todo o município, e elas não possuem pedreiros. “Isso faz com que sejam disponibilizados apenas materiais de madeira e, por conta disso, são feitas construções que não possuem durabilidade, acabando por ser demandar um retrabalho da secretaria”, apontou.
Ela exemplificou a problemática da baixa qualidade de materiais, falando sobre os banheiros que são construídos pela secretaria, feitos de madeira, já que não há equipes de pedreiros que possam trabalhar com outros materiais mais duráveis. Outro ponto abordado pela parlamentar foram os programas do governo federal que chegam até a cidade e fornecem apartamentos, o que faz com que as famílias que sejam mais numerosas não consigam se alocar nestes espaços. Dessa forma, no entendimento dela, se uma família precisar de uma casa, não consegue obtê-la porque o Fundo da Casa Popular está paralisado.
Andressa falou que propôs para a atual gestão da secretaria uma retomada do Funcap, no valor de 3% do orçamento total de Caxias do Sul. Assim, segundo ela, é possível que as moradias de qualidade para a população possam receber a devida atenção e cuidado, a fim de garantir uma qualidade de vida melhor para a comunidade.