Voltar para a tela anterior.
Os 15 anos do Grupo Sanfonaço serão homenageados pelo Parlamento caxiense, no dia 16 de abril, a partir das 8h30, durante a sessão ordinária. O requerimento nº 35/2025 é de autoria da vereadora Sandra Bonetto/NOVO e foi aprovado pela unanimidade dos vereadores na plenária desta quinta-feira (27/03). Também assinaram o ofício os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Alexandre Bortoluz/PP, Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Claudio Libardi/PCdoB, Estela Balardin/PT, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.
Conforme o documento, o Grupo Sanfonaço foi fundado em 10 de março de 2010, pelas empreendedoras Jéssica Colussi, gaiteira e vocalista, e Neli Bacarin Colussi, na gestão das redes sociais. Também faz parte do conjunto a jovem Jennifer Colussi Blauth, de 14 anos, como baterista.
A banda representa um marco na história cultural de Caxias do Sul, destacando-se pelos valores baseados no respeito mútuo, humildade e amor à música, demonstrando o compromisso com a qualidade artística e profissional. Além de promover o protagonismo feminino na direção e composição, sendo a única banda do segmento com fundadoras mulheres.
O ofício conta que o grupo abrange desde músicas tradicionais gaúchas até sucessos contemporâneos, passando por ritmos variados como sertanejo, italiano e clássicos dos anos 60, 70 e 80. Ao longo da trajetória, a banda tem participado ativamente dos principais eventos da cidade e região, incluindo Festa da Uva (2022 e 2024); Festa das Colheitas (2023 e 2025); Semana Farroupilha, participando desde 2021; Festa do Divino, em Criúva (2022 e 2023); 12ª Festa do Agricultor em Fazenda Souza (2024) e Desafio de Ciclismo em Vila Oliva (2024).
Com dois CDs gravados e sete clipes disponíveis nas plataformas digitais, elas se mantêm em constante evolução, como a criação do projeto “SUL ROSA - Grupo Sanfonaço e Elas”, que está sendo avaliado pela Lei de Incentivo à Cultura Municipal. A proposta tem como objetivo valorizar a mulher gaúcha por meio de dois shows gratuitos em locais públicos do município, contando com intérprete de Libras e arrecadação para o Banco de Alimentos. O projeto prevê a reunião de cerca de 14 mulheres trabalhando em diversas áreas, além de contar com a participação de várias musicistas acompanhadas pelo grupo.
A vereadora proponente, Sandra Bonetto/NOVO, enfatizou que o grupo representa uma luta constante das mulheres na sociedade. “Nós temos mulheres que estão à frente de um grupo gaúcho. Uma gaiteira e uma baterista. Eu acho que isso é muito importante para a nossa comunidade e também para mostrar que a mulher pode estar aonde ela quiser”, frisou a parlamentar.
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO nº 35/2025 (votação)
Vereador - Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELLES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim