Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

16º Distrito Escoteiro do RS receberá o Prêmio Caxias na Câmara Municipal
19/04/2024 - 16:49
O título será entregue em cerimônia, às 19h30 da próxima terça-feira, no plenário do Legislativo caxiense
Às 19h30 da próxima terça-feira (23/04), no plenário do Legislativo caxiense, o 16º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul receberá o Prêmio Caxias, uma das maiores condecorações da Casa. A data coincidirá com o Dia Mundial do Escoteiro. Na oportunidade, a organização será reconhecida pelo serviço prestado na educação não formal de crianças, adolescentes e jovens. O evento será transmitido ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelo site institucional (www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube). A proposição da honraria coube ao vereador Rafael Bueno/PDT.
Leia mais...
Reunião Na Secretaria Municipal Da Saúde Para Falar Sobre Fibromialgia
19/04/2024 - 16:34
Encontro aconteceu na quinta-feira (18/04)
Na quinta-feira (18/04), estive em reunião na Secretaria Municipal da Saúde, na presença do Mario Taddeucci - Diretor Geral da SMS, Fabíola Balardim - Responsável pela Atenção a Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis e Marília Piazza - Diretoria da Atenção Primária, com participação da Denise Rossa, assessora da Comissão de Acessibilidade, Inclusão Social e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Vereador Olmir Cadore, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Roberto da Silva Ferreira seu assessor, além disso estavam presentes as representantes do Grupo Caxias Abraça Fibro, Patrícia Lemos Gomes e Rosângela Gering.
Leia mais...
Valter Salvi é abraçado por amigos e familiares ao se tornar Cidadão Caxiense
18/04/2024 - 22:26
O empresário não conteve as lágrimas e agradeceu à vereadora Gladis Frizzo/PP, que foi proponente da honraria, a toda a Câmara, e a todos que lhe acompanharam até hoje, em sua trajetória e no trabalho voluntário pela comunidade do Desvio Rizzo
Em um discurso brevíssimo, de um minuto e 15 segundos, nesta quinta-feira (18/04), o empresário e agora Cidadão Caxiense Valter Salvi, 77 anos, expressou ao Legislativo Municipal, em especial à vereadora proponente Gladis Frizzo/PP, à família, aos amigos e a todos que lhe acompanharam até hoje nos trabalhos voluntários desenvolvidos no bairro Desvio Rizzo, um sentimento de gratidão intenso e praticamente impossível de mensurar. Chorou de emoção e emocionou a plateia. Mais de uma vez.
Leia mais...
Vereadores acolhem moção de apoio a novo traçado para estrada de Tunas Altas
18/04/2024 - 17:23
O percurso solicitado ligará o futuro Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, ao município vizinho de Gramado
A unanimidade do plenário caxiense acolheu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18/04), a moção de apoio (MC 10/2024) ao novo traçado da Estrada de Tunas Altas que ligará o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul/RS, ao município vizinho de Gramado/RS. O texto foi mobilizado pelo vereador Adriano Bressan/PP, em conjunto com os  parlamentares Alexandre Bortoluz/PP, Gladis Frizzo/PP, Lucas Diel/PRD, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO e Sandro Fantinel/PL. Diante da aprovação, cópia da moção será remetida às seguintes autoridades: prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB; secretária municipal de Planejamento, Margarete Bender; diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino da Silva; deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB, Pepe Vargas/PT, Claudio Branchieri/PODEMOS e Neri O Carteiro/PSDB; e ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite/PSDB.
Leia mais...
Aprovada a cessão de áreas da Festa da Uva ao Grupo Moacara e à Liga de Bocha
18/04/2024 - 17:03
No pedido de autorização legislativa, o Executivo justifica o papel social dos órgãos
A cessão de espaços ao Grupo de Escoteiro Moacara e à Liga Caxiense de Bocha de Areia, no Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa Nacional da Uva), gerou um pedido de autorização legislativa. A solicitação consta do projeto de lei 43/2024, aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/04). O Executivo justifica que os órgãos desempenham um papel social no contexto da cidade. Para vigorar como lei, a matéria passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Leia mais...
Vereador Bressan comemora cedência de espaço físico para a Liga Caxiense de Bocha de Areia
18/04/2024 - 17:03
O projeto do Executivo que autoriza a cessão de uso do imóvel no Parque Mário Bernardino Ramos, foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira
Foi aprovado nesta quinta-feira, dia 18, na sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul o Projeto do Executivo que autoriza a cessão de uso de imóvel no Parque Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva)  para a Liga Caxiense de Bocha de Areia. O espaço que pertence a Festa da Uva já é utilizado pela entidade, e partir de agora é oficializado a situação por 20 anos, prorrogável pelo mesmo período. 
Leia mais...
Vereadores discutem autorização de alienação de imóveis do município em favor do SAMU/SERRA
18/04/2024 - 16:46
As 11 áreas institucionais alcançam uma avaliação milionária que servirá para o custeio da construção da nova base de atendimento de saúde
Os vereadores discutiram, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/04), o projeto de lei 30/2024, por meio do qual o Executivo pede ao Legislativo autorização para alienar 11 imóveis do município, num valor total em cifra milionária. Os recursos arrecadados serão utilizados no custeio da construção da nova base de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/SERRA). A matéria deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Leia mais...
Aprovado projeto de mudança de representação no Conseplan
18/04/2024 - 15:52
A matéria é de autoria do Executivo e busca inserir integrante do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial
Uma alteração na lei 7.030/2009, que institui o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (Conseplan), recebeu aprovação unânime do Parlamento municipal na plenária desta quinta-feira (18/04). O texto, que integra o projeto de lei 17/2024 e é de autoria do Executivo, retornará  agora à prefeitura para sanção ou veto.
Leia mais...
Dambrós faz balanço da viagem a Brasília
18/04/2024 - 15:12
Parlamentar socialista destacou encontros políticos relevantes e benefícios para ao município
O vereador Zé Dambrós/PSB, no grande expediente da sessão desta quinta-feira (18/04), fez um breve relato de sua ida a Brasília na última semana, acompanhado do vereador licenciado Wagner Petrini/PSB, que atualmente ocupa o cargo de diretor da Secretaria da Habitação. Dambrós pontuou sobre o encontro com a deputada federal caxiense Denise Pêssoa/PT, com o deputado federal gaúcho Heitor Schuch/PSB e com o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Rodolfo Moura.
Leia mais...
Juliano Valim repercute situação do núcleo habitacional Vila Sapo
18/04/2024 - 14:22
A partir da tribuna, o vereador também falou sobre o plano de realocar 40 famílias que residem na região
A situação dos moradores do núcleo habitacional Olinda Blaut (Vila Sapo) foi destaque nas declarações do vereador Juliano Valim/PSD, que ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18/04). Ele repercutiu que a Prefeitura pretende realocar 40 famílias que residem na região, no Bairro Serrano, com um repasse previsto para R$ 7 milhões, para a aquisição de 20 lotes e a construção das unidades habitacionais que abrigarão as famílias.
Leia mais...
Dia Municipal de Doar poderá ser implementado em Caxias do Sul
18/04/2024 - 12:30
O projeto passou pela primeira discussão e tem como finalidade promover a cultura de doação para fins de filantropia
O projeto de lei (PL) 149/2023, que implementa o Dia Municipal de Doar em Caxias do Sul, passou pela primeira apreciação, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/04). O documento é assinado pelos vereadores Alexandre Bortoluz/PP e Gilfredo De Camillis/PSB e voltará para segunda discussão e votação, em sessão posterior. Se for aprovada e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Leia mais...
Imagens da 418ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura
18/04/2024 - 11:21
Veja alguns cliques dos diferentes momentos da plenária desta quinta-feira (18/04)
Confira cliques dos diferentes momentos da plenária desta quinta-feira (18/04/2024), conduzida pela presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereadora Marisol Santos/PSDB.
Leia mais...
Zanchin Propõe Modernização da Saúde em Caxias do Sul com Telemedicina
18/04/2024 - 08:30
Em declaração na sessão ordinária de hoje (17/04) o vereador Ricardo Zanchin/NOVO, trouxe à tona uma discussão urgente sobre a modernização dos serviços de saúde em Caxias do Sul.
Zanchin destacou que a cidade está consideravelmente atrasada na implementação da telemedicina, um recurso que poderia revolucionar a forma como os cuidados médicos são entregues à população.
Leia mais...
Câmara de Caxias do Sul conquista Selo Bronze de Acessibilidade
17/04/2024 - 16:12
A Casa Legislativa recebeu a distinção da Faders, nesta quarta-feira (17/04), quando a presidente Marisol reafirmou o compromisso de garantir estrutura e acesso facilitado a pessoas com deficiência e à comunidade em geral
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul comemorou a conquista do Selo Bronze de Acessibilidade, em solenidade que aconteceu nesta quarta-feira (17/04), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A iniciativa é da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), tendo o auxílio dos Comitês Municipal e Estadual do Selo de Acessibilidade.  Por meio dessa distinção, a Faders busca valorizar e dar visibilidade a estabelecimentos e instituições públicas e privadas acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, reconhecendo o empenho  em oferecer ambientes acessíveis e acolhedores para todos.
Leia mais...
Lucas Caregnato defende coerência sobre o mérito de projetos considerados inconstitucionais
17/04/2024 - 15:16
O vereador lembrou de propostas já inviabilizadas por pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Casa
Coerência sobre o mérito de projetos considerados inconstitucionais foi um ponto cobrado pelo vereador Lucas Caregnato/PT, na sessão ordinária desta quarta-feira (17/04). O parlamentar lembrou propostas já inviabilizadas por pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), hoje presidida pelo vereador Tenente Cristiano Becker/PRD.
Leia mais...
Sandro Fantinel defende a adoção do sistema de consultas online nas unidades de saúde
17/04/2024 - 14:29
De acordo com ele, a medida traria melhorias nos atendimentos
O vereador Sandro Fantinel/PL utilizou a tribuna, no espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (17/04), para repercutir sobre a implementação do sistema online de consultas, nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município. Ele também abordou sobre a violência doméstica, sofrida por homens. Conforme ele, em 2021, houve uma reunião pública na Casa, onde propôs ao Executivo que fossem implementadas consultas via online nas unidades, pois, de acordo com ele, vários países já utilizam esse tipo de sistema. Destacou que a iniciativa garante ao cidadão não precisar se deslocar até as unidades para receber o diagnóstico.
Leia mais...
Zanchin protocola Projeto de Lei que busca impulsionar cooperação internacional entre municípios de Caxias do Sul e cidades-irmãs
17/04/2024 - 14:11
O conceito de cidades-irmãs tem se difundido globalmente, contando com a participação de milhares de cidades em mais de 120 países
No intuito de promover uma maior integração internacional e fomentar o desenvolvimento social, econômico e cultural, o vereador Prof. Zanchin/Partido NOVO, de Caxias do Sul, protocolou o Projeto de Lei 77/2024, que busca estabelecer parcerias entre o município e cidades-irmãs. Esta iniciativa, inspirada no conceito nascido nos Estados Unidos em 1956, visa criar laços sólidos entre comunidades distintas, compartilhando experiências e expertise para o benefício mútuo.
Leia mais...
Alexandre Bortoluz debate projeto de lei sobre entidades de tiro desportivo
17/04/2024 - 14:10
Na sessão ordinária, o progressista retomou a discussão sobre a proposta 134/2023
O vereador progressista Alexandre Bortoluz trouxe, no grande expediente desta quarta-feira (17/04), o projeto de lei 134/2023, que trata do ordenamento territorial e horário de funcionamento de entidades de tiro desportivo, em Caxias do Sul. A matéria é assinada por ele e pelo vereador Maurício Scalco/NOVO. A partir da decisão da maioria, doze parlamentares da Casa decidiram derrubar o parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), durante a sessão de ontem. Com isso, a proposição teve retomada a sua tramitação, na Casa.
Leia mais...
Imagens da 417ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura
17/04/2024 - 13:06
Veja alguns cliques dos diferentes momentos da plenária desta quarta-feira (17/04)
Confira cliques dos diferentes momentos da plenária desta quarta-feira (17/04/2024), conduzida pela presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereadora Marisol Santos/PSDB.
Leia mais...
Vereador Lucas Diel visita a Cooperativa Paz e Bem da Zona Norte
17/04/2024 - 12:51
O parlamentar foi recepcionado pelo presidente, Tiago Pavelski
Na última sexta-feira (12/04), o vereador Lucas Diel (PRD), realizou uma visita à Cooperativa Paz e Bem, localizada na Zona Norte.
Leia mais...
Ir para o topo