Voltar para a tela anterior.

Discutida a reformulação do Conselho Municipal do Turismo

O projeto de lei busca adequar o órgão às novas legislações do setor


Na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/10), foi discutida a reformulação do Conselho Municipal do Turismo. De autoria do Executivo, o projeto de lei busca adequar o órgão às novas legislações que regem o setor. Na justificativa do texto, consta que, em 5 de agosto de 2013, passou a vigorar a lei 7.637, que estabelece o Plano Municipal do Turismo e as políticas públicas, as diretrizes e os programas para o segmento. Acrescenta que, no final de setembro de cada ano, acontece a Semana do Turismo. A proposta retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Durante o debate, o vereador Renato Nunes/PRB lembrou que, embora tragam muitas ideias, geralmente, as pessoas que ocupam a titularidade da Secretaria Municipal do Turismo não estariam colocando muitas iniciativas em prática. Citou projeto de sua autoria, para instituir, no município, a linha turismo de transporte coletivo urbano. Para ele, no momento, a única atração turística continua sendo a Festa Nacional da Uva, a cada dois anos. O vereador Daniel Guerra concordou com o colega de bancada partidária.

Por outro lado, o líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, enfatizou que, em Caxias, a área predominante é a indústria. Mesmo assim, reconheceu o empenho de todos os prefeitos, ao longo dos anos, em prol do turismo. Em complemento, o vereador José Dambrós/PSB citou a Festa do Vinho Novo, a Romaria de Caravaggio e a Feira Mercopar.

Enquanto isso, o vereador Henrique Silva/PC do B explicou que, na sua ótica, existem vários tipos de turismo, sendo uns voltados ao lazer e outros, aos negócios. Exemplificou que muitas pessoas vêm a Caxias, para conhecerem a etnia italiana. Mas não deixou de reconhecer que o setor precisa de avanços.

01/10/2014 - 19:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo