Voltar para a tela anterior.

Plenário da Câmara vira palco de contação de histórias na Semana do Legislativo

Como parte da programação, o convidado a narrar os contos foi o amigo do livro da 40ª Feira do Livro, Roger Castro


Seguindo a programação da Semana do Legislativo, iniciativa referente aos 132 anos da Câmara Municipal, celebrados nesta quinta-feira (26/09), quem subiu ao palco do plenário foi o contador de histórias e amigo do livro da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Roger Castro. Durante a apresentação, narrou duas histórias de tradição oral para os presentes à sessão ordinária.

A primeira história foi “Viajantes no tempo”, que conta sobre um peregrino que, ao encontrar anciões pelo caminho que percorre, pergunta sobre a índole das pessoas que conhece. Após receber uma resposta negativa e outra positiva sobre essas pessoas, o peregrino conclui que encontramos pessoas boas e ruins em todos os lugares, mas cabe a nós decidir o que levaremos destas pessoas conosco.

O segundo conto narra um jovem condenado, por um rei pelo crime de um assassinato que não cometeu. Aprisionado em um calabouço, à espera do julgamento, recebeu a visita de um religioso. Este o ensinou que, com fé, há uma solução para tudo. Chegado o dia do julgamento, o rei entregou ao jovem dois papeis, um escrito ‘condenado’ e o outro ‘inocente’. Crente de que o rei havia mentido, e posto a sentença de morte nos dois papeis, o jovem lembrou do ensinamento do religioso, e em um ímpeto engoliu um dos papéis. “Aquilo que desejo já trago comigo. O que não mereço, repousa em tuas mãos”, disse o jovem, que ao ler ‘condenado’ no papel que sobrou, agora era um homem livre.

De forma lúdica e cativante, Roger trouxe mensagens de esperança ao plenário e foi recebido por aplausos e sorrisos dos vereadores.

 

SOBRE O PARLAMENTO CAXIENSE

O começo da atuação legislativa na cidade ocorreu às 18h do dia 26 de setembro de 1892, quando houve a instalação do primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, tendo competências de poder Legislativo. Na oportunidade, foram empossados sete conselheiros eleitos pelo voto direto em 20 de outubro de 1891: Ernesto Marsiaj, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, Ângelo Chitolina e Benjamin Cortes Rodrigues.

A Sessão de Instalação e Posse aconteceu no espaço em que funcionava a Intendência. O município precisava de legislação própria que formalizasse a sua existência. Seis meses após a posse, o Conselho Municipal aprovou três leis que regulamentavam a organização do município e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo: o Regimento Interno, aprovado na Sessão do dia 4 de outubro de 1892; a Lei Orgânica do Município, em 12 de outubro de 1892; e o Código de Posturas, em 5 de março de 1893.

 

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LEGISLATIVO 2024

De 23 a 27 de setembro de 2024

Endereço: Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS

 

26/09/2024 (quinta-feira) - Aniversário de 132 anos do poder Legislativo na cidade

19h: Debate com os candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul

 

27/09/2024 (sexta-feira)

14h: Lançamento do Podcast Caxias Conversa especial sobre os 132 anos do poder Legislativo

 

Mais informações: www.camaracaxias.rs.gov.br

26/09/2024 - 15:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo