Voltar para a tela anterior.

Plenário repudia comentários ofensivos de radialista em relação à BM

Proposto pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP, a moção questiona declarações de José Almeri dos Reis


Por unanimidade, os parlamentares caxienses aprovaram, nesta quinta-feira (27/06), uma moção de repúdio (MC nº 17/2024) ao radialista José Almeri dos Reis, por declarações que o profissional fez pela Rádio Popular FM 107.9, questionando atuação da Brigada Militar, durante recente assalto no Aeroporto Hugo Cantergiani. Proposta pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola), a moção também é assinada pelos parlamentares Adriano Bressan/PP, Gladis Frizzo/PP, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PRD.

“Na data de 21 de junho de 2024, por volta das 14h50min, durante a programação da rádio Popular FM 107.9, apresentada por José Almeri dos Reis, conhecido como ‘Birico’, este proferiu comentários altamente ofensivos aos membros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. José Almeri generalizou e menosprezou o trabalho dos policiais, descrevendo-os como covardes e incapazes durante a tentativa de assalto que ocorreu no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul”, escrevem os autores.

Os vereadores acrescentam que, durante o episódio, em 26 de junho de 2024, o sargento Fabiano Oliveira foi baleado e não resistiu. Diante disso, José Almeri “explanou que os policiais são eficazes apenas contra cidadãos desarmados, questionando sua coragem e habilidades no enfrentamento de criminosos armados”. Discordando do posicionamento do radialista, os legisladores que subscrevem a moção ressaltam que tais declarações foram feitas em um contexto em que os bandidos portavam armamento de guerra e, mesmo assim, a guarnição teve coragem suficiente para enfrentá-los. “Seus comentários não só insultaram os policiais, mas também influenciam negativamente a percepção pública sobre a Brigada Militar, uma instituição com quase duzentos anos de serviço à comunidade, composta por guerreiros que saem diuturnamente às ruas, deixando suas famílias sem terem a certeza de que voltarão com vida. A liberdade de imprensa e de expressão possuem seus limites e a infeliz manifestação do radialista ultrapassa todos os limites”, avaliam os autores, pedindo retratação de parte do radialista e da emissora.

Durante a apreciação do texto, o vereador Bortoluz se manifestou criticando fortemente o radialista. Com a aprovação, cópia da moção será remetida para a Rádio Popular FM 107.9 e a José Almeri dos Reis.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE A MOÇÃO nº 17/2024

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PP Presente

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO PP Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PRD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Ausente

MAURÍCIO SCALCO PL Ausente

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Ausente

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

27/06/2024 - 10:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo