Voltar para a tela anterior.

Vereadores recebem a oferta do Campus 8 da UCS para a extensão da UFRGS em Caxias

Em audiência pública, no plenário do Legislativo caxiense, o procurador-geral da FUCS formalizou a intenção


Os vereadores receberam, na noite desta quinta-feira (27/06), a oferta do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para sediar a futura extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em solo caxiense. A formalização aconteceu no plenário, durante audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa (AL/RS) e da Câmara Municipal. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de, em 2025, num investimento de R$ 60 milhões, pôr a nova estrutura em funcionamento. Mais de 200 pessoas lotaram as galerias e a Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti.

A entrega do documento da Fundação da UCS (FUCS) coube a Maurício Gravina (procurador-geral) e a Germano Schwartz. Eles se reportaram aos integrantes da mesa diretiva dos trabalhos: deputada federal Denise Pessôa/PT; deputado estadual Gilberto Pepe Vargas/PT (membro da Comissão de Educação da AL/RS); vice-prefeita caxiense, Paula Ioris/PSDB; vereadora Rose Frigeri/PT, que preside a frente parlamentar da Casa dedicada ao pleito; Gilmar Peruzzo/MDB, vereador de Nova Prata e presidente do Parlamento Regional.

O diretor Schwartz destacou que o Campus 8, localizado na Avenida Frederico Segala, 3.099, Samuara, em Caxias, apresenta geografia estratégica na interligação entre a cidade e os municípios vizinhos. Sustentou que a estrutura possui condições operantes, em conformidade com as diretrizes do MEC.

Ao término da audiência, o deputado Pepe e a vereadora Rose anunciaram a formação de um comitê com representantes do setor público e da sociedade civil organizada, para levar adiante as discussões em torno da nova extensão da UFRGS. Além da sede, o debate se volta para a definição de quais cursos serão disponibilizados.

Em seguida, Tania Mara Francisco, que é diretora de Educação Superior do MEC, apontou para que a grade curricular atenda às vocações regionais. Na mesma linha, a vice-prefeita salientou que a concretização do ensino público passa por um diversificado leque de cursos.

Interlocutora do pleito junto à União e responsável pelo anúncio da vinda da UFRGS para a região, a deputada Denise afirmou que Caxias é o único município da Região Sul a ser contemplado entre as 10 novas universidades federais do Brasil. Para ela, a extensão será o embrião de uma futura universidade específica da Serra gaúcha, seguindo o percurso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo início foi como um braço da UFRGS.

Entre os vereadores caxienses que se manifestaram, Rafael Bueno/PDT, que presidiu uma frente parlamentar ligada ao tema por 8 anos, lembrou de movimentos, ainda nos anos 1970, pela federalização da UCS. Referiu que, em 28 de abril de 2011, a então reitoria da UFRGS, no plenário da Câmara, havia assinado um protocolo a favor da extensão, em Caxias.

O presidente do Parlamento Regional apresentou propostas para o ensino público, na Serra. Entre os temas sugeridos por Peruzzo, estão: consolidar uma universidade autônoma e independente, sob a denominação de Universidade Federal da Serra Gaúcha, a partir da experiência como extensão da UFRGS; dois espaços físicos para a futura universidade pública, na região, sendo um entre Caxias e Farroupilha e outro nas imediações de Nova Prata.

27/06/2024 - 23:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo