Voltar para a tela anterior.

Uez defende que área da Fepagro seja utilizada pela Escola Agrícola da 3ª Légua

Pedetista entende que intensificação de atividades no local contribuiria para a formação dos agricultores


O vereador Velocino Uez/PDT prestou contas de visita que fez, no último dia 23 de abril, à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Serra do Nordeste – Centro de Pesquisa Celeste Gobatto, no distrito caxiense de Fazenda Souza. Durante a plenária desta quarta-feira (10/05), ele destacou que a Fundação foi criada em 1994 e está vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Uez mencionou que os trabalhos de pesquisa na Fundação iniciaram em 1919, época da criação da Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis. Relatou que há espaços que podem ser utilizados na sede da Fepagro. Mencionou que os locais poderiam ser utilizados pela Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), localizada na 3ª Légua, no interior de Caxias do Sul, que reivindica uma área de três hectares para ampliar suas atividades.

Segundo o parlamentar, a instituição atende cerca de 80 estudantes de 18 municípios da região e lamentou que a burocracia esteja impedindo que a demanda seja solucionada. Para ele, atividades junto à Fundação contribuiriam para a formação dos agricultores e a permanência dos jovens nas comunidades rurais. “É uma necessidade do setor agrícola para o futuro”, frisou Uez, a respeito da inserção da Escola Agrícola à Fepagro.

Em aparte ao colega, Alceu Thomé/PTB reiterou que a Fepagro vem contribuindo para a formação em diversos segmentos da agricultura e que o espaço ocioso, na sede da Fundação, poderia ser utilizado para dar suporte aos alunos da Escola Agrícola. Na mesma linha de pensamento, Arlindo Bandeira/PP defendeu a aproximação do Poder Público com os jovens do campo.

09/05/2018 - 14:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo