Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo repercute reunião do Corede Serra

O encontro foi realizado pela Amesne, em pareceria com a Universidade de Caxias do Sul


O vereador Gustavo Toigo/PDT foi à tribuna do Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (04/04), para repercutir a representação da Câmara, na reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Corede), na Serra Gaúcha. O encontro foi realizado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado (Amesne), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), na última segunda-feira.

De acordo com o parlamentar, o debate consistiu na apresentação de 60 projetos e mais de 200 ações, para o desenvolvimento social, da economia, da infraestrutura, logística e meio ambiente, na região, até 2030. Os trabalhos foram apresentados por professores da UCS e estão alinhados aos Coredes das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra.

Toigo ressaltou a explanação do reitor da UCS, Evaldo Kuiava, sobre a importância de a universidade estar à frente da apresentação do plano estratégico de desenvolvimento regional. O vereador enalteceu a postura do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que deu respaldo aos Coredes.

O pedetista recordou que o plano regional, que já está preestabelecido de sua realização até 2030, abrange 49 municípios e uma população que se aproxima de 1,2 milhão de pessoas. Na oportunidade, reconheceu a importância dos estudos e o trabalho conjunto acerca do turismo industrial. “Nós sempre pensamos como Serra Gaúcha, nós não temos outra saída, se não desenvolvermos a região como um todo. A questão do turismo, o fortalecimento dessa matriz, na Serra, com ênfase, também, na questão do enoturismo, muito forte na região dos Vinhedos também”, detalhou.

Entre as medidas, de acordo com o pedetista, estão o incentivo à agricultura familiar e o fortalecimento do uso das energias renováveis, além dos programas de controle dos parcelamentos irregulares do solo. Repercutiu, ainda, a criação de um grupo de acompanhamento dessas ações, organizado pelos prefeitos da região.

Diversos vereadores contribuíram com o raciocínio, desenvolvido por Toigo. Adiló Didomenico/PTB defendeu a necessidade da união de esforços entre os entes municipais, com a intenção do desenvolvimento regional, mas criticou a política de isolamento adotada pelo Executivo caxiense.

Na mesma linha, o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB e destacou a vantagem da Serra Gaúcha, que já tem uma Região Metropolitana formalizada. Exemplificou a partir dos benefícios dessa junção de municípios, para a telefonia.

O Mobiliza Caxias ganhou ênfase a partir da vereadora Paula Ioris/PSDB. A resposta partiu de Edson da Rosa/PMDB, que citou a necessidade da representação da cidade, por meio do Executivo, junto à Amesne e ao Corede.

04/04/2018 - 14:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo