Voltar para a tela anterior.

Conscientização sobre autismo é destaque de Neri, O Carteiro, na tribuna

O integrante do SD abordou a data dedicada à causa e seu projeto de lei que insere o símbolo do autismo nas placas de atendimento prioritário


O autismo pautou o pronunciamento do vereador Neri, O Carteiro/SD, durante a sessão ordinária desta terça-feira (03/04). Ele iniciou saudando especialmente aos pais de crianças autistas presentes no plenário da Câmara Municipal.

O parlamentar destacou que o autismo não é uma doença, mas sim uma característica. “Existem diversos tipos de autismo, que vão dos mais leves aos mais severos”, explicou. Ele destacou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado na última segunda-feira (02/04), além de reiterar que é preciso falar mais sobre o assunto e que a inclusão depende muito da família, da sociedade, da escola e dos profissionais especializados.

A votação do projeto de lei nº 26/2017, de autoria do próprio vereador, foi mencionada em seu discurso. A proposta, aprovada posteriormente, dispõe sobre a inserção do símbolo mundial do autismo em todas as placas de atendimento prioritário, em Caxias do Sul.

Em aparte, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, vereadora Denise Pessôa/PT, cumprimentou os familiares presentes no plenário. Ela colocou a Comissão à disposição para ouvir sobre a situação da inclusão de crianças e adolescentes autistas na escola. “Cabe a nós, enquanto setor público, adequar espaços e políticas para fazer com que o acesso a todos os serviços seja democrático”, afirmou. Já o vereador Arlindo Bandeira/PP se solidarizou com o pronunciamento de Neri e destacou que a questão exige respeito e atenção, além de ressaltar a necessidade de uma estrutura adequada na sociedade.

Neri, O Carteiro salientou que ainda se tem muito para avançar na conscientização sobre o autismo, mas que a cidade tem grandes lideranças que lutam pela causa. Ele lembrou ainda das dificuldades dos municípios pequenos, onde pouco se fala sobre o assunto. A leitura da carta de Ana Paula Pacheco, mãe de criança autista, finalizou o pronunciamento. O texto, já levado outras vezes à tribuna pelo parlamentar, relatou as dificuldades e vivências cotidianas de quem tem autismo e de quem acompanha um autista.

03/04/2018 - 14:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo