Voltar para a tela anterior.

Legislativo analisa concessão do título de Cidadão Caxiense ao padre Gilnei Fronza

O texto voltará ao plenário, nos próximos dias, para segunda discussão e votação


O plenário da Câmara Municipal discutiu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/03), o projeto de decreto legislativo (PDL) 4/2018, que prevê a concessão do título de Cidadão Caxiense ao padre Gilnei Fronza. Nos próximos dias, a iniciativa voltará ao plenário, para segunda discussão e votação dos parlamentares.

Gilnei nasceu em Bento Gonçalves, em 13 de fevereiro de 1963. Filho do caldeirista Avelino Fronza e da dona de casa Gemma Piva Fronza, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida aos 14 anos. Mais tarde, formou-se em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Em Caxias do Sul, foi ordenado padre em 15 de janeiro de 1989, em cerimônia na comunidade do Bairro Santa Catarina. Aqui, passou a se destacar por defender os direitos humanos e engajar-se na luta contra a violência, e também atuou na Diocese local. No município, seu trabalho de maior de destaque foi como coordenador da paróquia do Sagrada Família, onde coordenou a equipe sacerdotal, onde desenvolveu projetos de valorização à vida.

O texto também destaca que, em 2013, Gilnei aceitou a missão de coordenar a Romaria de Nossa Senhora de Cavaraggio, um dos maiores eventos religiosos do Brasil.

Assinam o PDL 4/2018 os vereadores Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Paulo Périco/PMDB e Renato Oliveira/PCdoB.

29/03/2018 - 17:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo