Voltar para a tela anterior.

CDUTH realiza discussão sobre o Plano Diretor em Fazenda Souza

Reunião pública debateu pautas como a redução do perímetro urbano, proposta pelo Executivo


A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) realizou, na noite desta quarta-feira (28/03), a quinta reunião pública de discussão sobre a revisão do Plano Diretor Municipal. O encontro, que foi coordenado pelo presidente do grupo parlamentar, Elói Frizzo/PSB, aconteceu no salão paroquial de Fazenda Souza e reuniu mais de 60 pessoas. Os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Paula Ioris/PSDB, que fazem parte da comissão, Alceu Thome/PTB e Kiko Girardi/PSD, também participaram. 

Frizzo abriu o encontro destacando as alterações propostas pelo Executivo, para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). A principal mudança para a referida região é a redução do perímetro urbano proposto. Destacou ainda que mesmo com a vontade de parte dos moradores em construir e desenvolver a região, existe a preocupação com o impacto ambiental e a preservação da zona das águas.

Morador do loteamento Três Pinheiros, em Fazenda Souza, Sandro Fantinel relatou que adquiriu o terreno onde reside em 1993 e, até hoje, a área não foi regularizada. “Pagamos IPTU e não temos direito a saneamento nem a cascalho nas ruas. Quando comprei o terreno o responsável prometeu regularizar em três anos, mas até agora nada”.

Além disso, Fantinel levantou questionamentos acerca do desenvolvimento da região de Fazenda Souza. Para ele, preservar os mananciais é importante, mas isso não pode impedir crescimento. “Como vamos crescer, desenvolver Fazenda Souza se temos bacia de captação para todos os lados?”.

Já André Medeiros da Silva, morador de Vila Seca, apresentou sugestões como a realização de eventos e feiras agropecuárias na região. “Na cidade tem problema com som alto e terreno que não é propício, que machuca os animais. Aqui é campo. É perfeito para esse tipo de evento”, resumiu.

Presente no encontro também estava o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR), Rudimar Menegotto. Ao fazer uso da palavra, agradeceu e parabenizou o Legislativo por levar a discussão do PDDI para os bairros, entidades e interior do município. “Um fato que me preocupa é que de cada 10 famílias, apenas três conseguem fazer a sucessão rural”, explanou

No final do encontro, o presidente da CDUTH, vereador Elói Frizzo, revelou que existe a possibilidade de que o grupo realize outras duas reuniões, uma na região de Forqueta e outra em Galópolis. De acordo com ele, a possibilidade será discutida nos próximos dias.

 

29/03/2018 - 17:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo