Voltar para a tela anterior.

Líderes debatem saúde, transporte, loteamentos e Gabinete Itinerante

Diversos vereadores pediram a palavra para discorrer sobre esses e outros assuntos


As declarações de líderes da sessão ordinária desta quinta-feira (29/03) centraram atenção em saúde, loteamentos, transporte e Gabinete Itinerante. Entre os vereadores que pediram a palavra para discorrer sobre esses e outros assuntos: Edio Elói Frizzo/PSB, Rafael Bueno/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Arlindo Bandeira/PP, Paulo Périco/PMDB, Paula Ioris/PSDB, Gladis Frizzo/PMDB e Neri, O Carteiro/SD.

O parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB questionou o tratamento que o município vem dando ao Pronto Atendimento 24 Horas. Por outro lado, destacou que o esforço dos vereadores, que ouviram diversos empreendedores da área de urbanização, parece ter valido a pena e sensibilizou o município no sentido de não burocratizar mais os processos de parcelamento do solo. “Cerca de 100 parcelamentos ficaram parados, o que travou a geração de lotes por um ano. Agora, pelo menos em parte, a prefeitura vai atender o interesse da comunidade nessa questão”, comentou o socialista.

Já o parlamentar Rafael Bueno/PDT retomou com mais força sua oposição ao prefeito Daniel Guerra/PRB. O pedetista apresentou imagens da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Redentor, que está com a estrutura concluída, mas não foi inaugurada. As fotos mostraram vegetação alta nas proximidades do prédio.

“Olha o caos e o desleixo com essa UBS. É assim o tratamento que o prefeito dá à população. Não conseguiu abrir uma UBS deixada pronta pelo prefeito Alceu (Barbosa Velho/PDT, 2013-2016). E tem também a do São Vicente, que não foi aberta até agora por vaidade”, criticou.

Outro assunto trazido em debate na plenária foi a possibilidade de aumento na conta da luz. Os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Gustavo Toigo/PDT e Paula Ioris/PSDB lamentaram essa sinalização do governo federal. No entendimento do pedetista, se ocorrer o acréscimo da tarifa na casa de 20%, como há cogitação, haverá prejuízos ao sistema produtivo da região. Adiló lamenta que a conta da falta de gestão na área da energia elétrica sempre quem paga é o povo. O petebista também voltou a questionar o comportamento do Supremo Tribunal Federal (STF). “O STF se mete em tudo. Agora, revoga lei que vinha para corrigir injustiças tributárias”, exemplificou.

O parlamentar Arlindo Bandeira/PP, novamente, elogiou o Gabinete Itinerante promovido pela administração municipal. Segundo o vereador, é uma forma de a comunidade participar das decisões da prefeitura. Seguindo na mesma linha, o republicano Renato Nunes/PR também destacou a iniciativa e criticou o Orçamento Comunitário, que era do governo passado, porque, segundo ele, muitas obras prometidas não foram executadas.  Bandeira ainda informou que está em conversa com responsáveis por carros-fortes para buscar soluções sobre o trânsito desses veículos na área central.

Em relação ao transporte escolar, tema que gerou uma reunião na quarta-feira (28/03) envolvendo três comissões parlamentares, o vereador Paulo Périco/PMDB comentou positivamente uma ideia trazida no encontro pela presidente do Sindicato dos Servidores Municiais (Silvana Piroli), de que o transporte coletivo urbano deveria se integrar mais à localização das escolas.

A vereadora Paula Ioris/PSDB saiu otimista da reunião e comentou que os educadores agradeceram pelo envolvimento da Câmara no assunto no sentido de evitar que que situações de violência como a que vitimou Naiara Gomes se repitam. A parlamentar também relatou que a família de Naiara não teria colocado na solicitação de vaga escolas próximas ao bairro onde reside. Vereadora Gladis Frizzo/PMDB disse que aguarda da Secretaria Municipal da Educação o fluxograma no sentido de saber as distâncias das escolas em relação aos endereços dos alunos.

O parlamentar Neri, O Carteiro/SD trouxe uma boa notícia aos moradores do loteamento Monte Belo, na região de São Luiz da 6ª Légua. Conforme o vereador, a partir da próxima segunda-feira (02/04), a linha de ônibus da região vai passar também no loteamento. “Era uma demanda que a gente vinha lutando para ser atendida desde o ano passado. Os profissionais da Secretaria de Trânsito e da Visate (Viação Santa Tereza) foram lá e agora a população será contemplada com a extensão da linha de ônibus”, comemorou o vereador.

Neri acrescentou uma outra reivindicação da comunidade e que ainda não teve encaminhamento: a divisão da linha de transporte coletivo que atende esse lado da cidade, para que o trajeto das pessoas não fique muito longo e demore para chegar ao destino.

29/03/2018 - 13:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo