Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno solicita à prefeitura vagas de escola perto da casa dos alunos

O parlamentar voltou a criticar o prefeito Daniel Guerra/PRB, chamando-o de parlapatão, e cobrou atitudes na área educacional


O vereador Rafael Bueno/PDT solicitou, com urgência, uma ação da prefeitura para viabilizar vagas de escola perto da casa dos alunos. O pedido, em tom de cobrança, foi feito pelo pedetista durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28/03). Críticas ao prefeito Daniel Guerra/PRB também foram ratificadas pelo vereador, que voltou a chamar o chefe do Executivo de parlapatão (mentiroso).

De acordo com Bueno, uma mãe o procurou e disse que mora em frente à Escola Municipal Giuseppe Garibaldi, no bairro Cristo Redentor, mas somente conseguiu vaga na Escola Municipal Alberto Pasqualini, no bairro Bela Vista. Segundo ele, essa é uma das várias situações que existem nesse sentido e que também envolveu a menina Naiara Gomes, sete anos, que foi sequestrada enquanto seguia para o colégio e depois perdeu a vida sendo vítima de um estupro. O episódio ocorreu no início deste mês de março e chocou a sociedade caxiense.

”Todos os estudantes que moram além de dois quilômetros da escola têm direito a transporte. Por isso, pais e mães, vão à Justiça. Se a família de Naiara tivesse essa vaga (perto de casa), que havia sido pedida na metade de 2017, talvez seria um caso evitado (de tragédia evitada). O prefeito se omite nessa questão. Defender a educação é ação, não só promessa eleitoreira”, afirmou Bueno, ao mostrar vídeos do prefeito Daniel Guerra/PRB, à época que ele era vereador e também defendia a disponibilidade de vagas perto das residências dos estudantes.

Em aparte, a vereadora Denise Pessoa/PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), divulgou que, nesta quarta-feira (28/03), às 14h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, haverá uma reunião para debater, entre outros pontos, a questão do transporte e acesso das crianças à escola. O encontro será promovido pela CDHCS e pelas comissões de Educação e de Enfrentamento à Violência.

Bueno aproveitou para retomar outras reivindicações ao Executivo no campo educacional. Citou a necessidade de melhorias e mais banheiros na Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, onde, conforme o pedetista, há um único espaço para atender 107 crianças.

Questionou a prefeitura sobre cortes de recursos a projetos educacionais voltados à segurança e cobrou atenção ao Ensino Fundamental, cujo atendimento é de competência do município e que, segundo Bueno, haveria 300 crianças sem vagas atualmente nesta etapa. Ainda de acordo com o parlamentar, esse pleito também já teria sido ajuizado pela Promotoria, que teria exigido soluções por parte do município. “A língua é um verdadeiro chicote da boca de um parlapatão. Faça alguma coisa, prefeito. Mostra que seu discurso não era só um teatro”, enfatizou o vereador pedetista.

28/03/2018 - 11:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo