Voltar para a tela anterior.

Em espaço de líderes, vereadores criticam discurso do Executivo na CIC Caxias

Entre outros assuntos abordados, esteve também a proposta do vereador Kiko Girardi/PSD de criar as emendas impositivas


No espaço de líderes da plenária desta terça-feira (20/03), alguns parlamentares criticaram o discurso que o prefeito Daniel Guerra/PRB fez na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), nesta semana. Entre outros temas explanados durante a sessão ordinária de hoje, esteve a proposta do vereador Kiko Girardi/PSD de criar as emendas impositivas.

O parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB foi o primeiro a questionar a manifestação do chefe do Executivo, que esteve na CIC segunda-feira (19/03). O socialista esperava que o prefeito anunciasse a terceira perimetral ou a desapropriação de terras em Vila Oliva, para construção do aeroporto. “Para essa desapropriação, seriam necessários R$ 20 milhões. Num orçamento anual de R$ 2 bilhões, o município teria condições de custear. Mas o que se viu foi um discurso para inglês ver. O discurso que ele fazia aqui, sem conteúdo. E tudo que está sendo feito é simples continuidade do governo Alceu (Barbosa Velho/PDT, gestão 2013-2016)”, avalia o vereador do PSB.   

No mesmo tom de Frizzo e em contraponto à manifestação do líder de governo na Casa, parlamentar Chico Guerra/PRB, que havia ocupado a tribuna minutos antes, o vereador Rafael Bueno/PDT cobrou, principalmente, a abertura da Unidade Básica de Saúde do bairro Cristo Redentor e disse que as UBSs dos bairros São Vicente e Reolon teriam sido deixadas quase concluídas na administração do prefeito Alceu. “Se vocês tivessem a real intenção de terminar a UBS, vocês tinham feito ainda no primeiro semestre do ano passado e inaugurado a UBS do bairro Cristo Redentor, onde o mato está maior que a secretária”, reclamou Bueno, cobrando também iluminação no loteamento Rota Nova.

Na opinião do pedetista Gustavo Toigo, em certa medida, na CIC, o prefeito Guerra “agiu com desonestidade intelectual e perdeu a oportunidade de reconhecer os feitos das administrações anteriores” e projetos já iniciados. Para exemplificar, Toigo mencionou as modificações no transporte coletivo realizadas nos governos de José Ivo Sartori/PMDB (2005-2012) e Barbosa Velho. “Não foram simplesmente corredores da Visate (Viação Santa Tereza, concessionária do tranporte coletivo urbano na cidade). E agora o prefeito anuncia mais duas estações de transbordo. Para ver como o seu discurso (do atual prefeito à época em que foi vereador) aqui não era eficaz e eficiente, que combatia isso. Agora, como gestor, entende que a mobilidade urbana é essencial e que teremos as pavimentações em concreto por 20, 30, 40, 50 anos, sem dar problemas de manutenção”, ilustrou Toigo.

 

Transporte coletivo no IFRS, obras e trânsito

O vereador Neri, O carteiro/SD elogiou a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade por ampliar o intervalo da passagem de ônibus até a sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (UFRS), no bairro Fátima, passando a ter, inclusive, a integração tarifária para quem usa a linha em direção à instituição de ensino. Na ótica da vereadora Denise Pessôa/PT, essa notícia é muito boa. Entretanto, ela lamentou não ter sido chamada pelo Executivo no dia do anúncio dessa iniciativa, pois, conforme ela, seu gabinete tem acompanhando tal reivindicação, cuja mobilização dos alunos motivou uma audiência pública.

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Arlindo Bandeira/PP trouxeram para o plenário assuntos ligados ao trânsito. Didomenico comentou sobre a decisão inicial do governo federal de mudar a forma de renovação da carteira de motoristas, resultando em mais custo e trabalho para os motoristas. Diante de criticas da sociedade, a União voltou atrás da decisão. “Já estávamos preparando uma moção de repúdio a esta medida de criar mais essa sobretaxa, encarecer em 54% a carteira de motorista, que já é mais cara do Brasil ou uma das mais caras”, afirmou o petebista.

Bandeira comemorou o anúncio de duplicação e trechos da BR-116 e disse que a cidade deveria ter mais elevadas e passarelas. “Lá próximo à Polícia Rodoviária o pessoal cobra muito passarela, também cobra ali na Estação de Transbordo do Imigrante”, acrescentou.

 

Emendas impositivas e vídeo de Agnaldo Timóteo

   No caso da proposta das emendas impositivas, foi o vereador Kiko Girardi/PSD que levantou a questão. Conforme ele, há vários municípios que modificaram a Lei Orgânica. “É isso que estou propondo, mas preciso, no mínimo, de oito colegas vereadores para assinar junto”, ressalta Kiko, detalhando que a intenção é os vereadores poderem indicar o destino de um percentual do orçamento líquido do município para ações e obras voltadas à comunidade. 

   Já o vereador Renato Nunes/PR utilizou o espaço de líderes para lançar duras críticas ao cantor e político brasileiro Agnaldo Timóteo, que fez um vídeo defendendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva/PT e se queixando de moradores dos Estados da região Sul. “Estou fazendo esse pronunciamento e quero que chegue ao nosso presidente estadual, do PR, deputado Giovani Cherini, que seja encaminhada uma moção lá para ser expulso esse cidadão. Esse cidadão tem que ser expulso do PR”, defendeu Nunes, chamando o cantor de mal-educado e de uma pessoa sem respeito.
 

Saúde

Os vereadores Gladis Frizzo/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Rafael Bueno/PDT cobraram do poder público mais atenção e verbas à área da saúde.  Gladis Frizzo informou que o Hospital Pompéia estaria sem profissional para fazer a triagem no Pronto Socorro. Ressaltou que encaminhou o assunto para a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo caxiense. Oliveira externou sua preocupação porque estaria entrando na Casa um projeto para retirar o percentual de 60% na remuneração de quem atua no Postão 24H. O parlamentar Rafael Bueno aproveitou para elogiar uma servidora municipal do Postão 24H que estava no plenário por ela ter recentemente se aposentado após muitos anos de dedicação e trabalho.

20/03/2018 - 19:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo