Voltar para a tela anterior.

Legislativo estuda criar o Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense

Projeto proposto pela vereadora Paula Ioris/PSDB e apoiadoras passou em primeira discussão e retorna ao plenário para a votação final


O Parlamento municipal apreciou em primeira discussão, nesta terça-feira (06/03), o projeto que cria o Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense. Proposto pela vereadora Paula Ioris/PSDB e apoiadoras, o projeto de lei 204/2017 passou em primeira discussão e retorna para a votação final. Assinam como apoiadoras a parlamentar Gladis Frizzo/PMDB e a ex-vereadora Ana Corso/PT. O PL contém um substitutivo (SB-1), que apenas ajusta a nomenclatura da data.

Caso for aprovado e virar lei, ficará instituído na cidade o Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense, a ser comemorado anualmente em 28 de novembro, data que lembra o nascimento de Amábile Zanandrea Stedile, esposa de Francisco Stedile (in memoriam), fundador do Grupo Francisco Stedile.

Segundo a proposição, Amábile cuidava da casa, das despesas da família, atendia na loja Casa das Borrachas e trabalhava embalando lonas de freio. Foi a grande incentivadora do marido ao adquirir a Agrisa, hoje Agrale S.A.. Na empresa, atuou desde o encaminhamento à assistência médica aos funcionários até acompanhar o marido nos eventos empresariais e sociais. Teve notável atuação na sociedade caxiense, ajudando a fundar o Rotary Cinquentenário e com outras entidades beneficentes. Em 2012, recebeu a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante e o titulo de Cidadã Caxiense, pelos relevantes serviços prestado à comunidade. Natural de Flores da Cunha, Amábile nasceu em 28 de novembro de 1915 e morreu em 10 de julho de 2015.

Na exposição de motivos, a autora destaca a mulher caxiense como exemplo de luta, “pois, escolhendo empreender, ultrapassa as barreiras do empresariado e os estigmas do papel da mulher na sociedade (...)”. Também afirma que a mulher é comprometida e responsável por reconhecer que suas ações vão repercutir em outras famílias além da sua própria. “Caxias do Sul tem em seu DNA o empreendedorismo, prova disso são os mais de 65 mil CNPJ inscritos, sendo que 52% geridos e comandados por mulheres. Essa homenagem serve como estímulo para que as novas gerações continuem empreendendo e tornando nossa cidade cada vez melhor”, argumenta a parlamentar tucana.

No entendimento de Paula, a data em questão é também uma forma de promover a conscientização social sobre o papel desempenhado pelo público feminino no crescimento de Caxias.

06/03/2018 - 19:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo