Voltar para a tela anterior.

Chico Guerra alerta para o combate à violência contra mulheres no Brasil

O vereador se manifestou em alusão ao próximo dia 8 de março


O Dia Internacional da Mulher, que será lembrado no próximo 8 de março, permeou o pronunciamento do vereador Chico Guerra/PRB, na sessão ordinária desta quarta-feira (28/02). A partir de levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), ele traçou um mapa da violência contra o sexo feminino, no Brasil. Apontou que, entre 2003 e 2013, houve 54% de aumento nos assassinatos a mulheres negras. Salientou que, no mundo, o país ocupa a 5ª colocação em casos de feminicídios.

Outros dados trazidos por Guerra sinalizaram para mais de 500 mil estupros por ano. Ressaltou que, no Brasil, três em cada cinco mulheres já sofreram, pelo menos, com algum tipo de violência moral. Ponderou que, em média, a diferença salarial entre homens e mulheres alcança a faixa de 15%.

O republicano lastimou o fato de, apenas no Distrito Federal, o rendimento médio da mulher ser superior ao do homem. Destacou que, em São Paulo, a diferença salarial para o sexo masculino chega a 80,2%. Acrescentou que, com relação à chamada Lei Maria da Penha, de 2006, só 21% de quem sofreu violência acredita que a legislação protege.

Em seguida, a vereadora Paula Ioris/PSDB pediu atenção ao combate à violência doméstica. Sustentou ser fundamental a superação de cultura machista, a partir do respeito à mulher.

28/02/2018 - 15:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo