Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo aborda problemática do compartilhamento de escolas

Ainda durante o Grande Expediente, a vereadora falou sobre o trabalho da Comissão do Idoso


A vereadora Gladis Frizzo/PMDB foi à tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira (06/02). Durante o Grande Expediente, ela abordou a problemática vivenciada pelos estudantes do município de Caxias do Sul em relação ao compartilhamento de escolas e o uso de espaços cedidos pelas instituições estaduais.

“É algo necessário, mas precisamos saber como esse processo está sendo feito hoje”, questionou a parlamentar, que citou como exemplo a Escola Estadual de Ensino Médio Ivone Triches, na região do bairro Desvio Rizzo. Essa instituição, atualmente, acolhe algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Luiz Fernando Mazzochi (Professor Nandi).

De acordo com Gladis, o convênio que existe desde 2015 prevê a cedência de 10 salas de aula, sendo nove destinadas ao ensino e uma que reúne o setor administrativo e pedagógico do anexo. O corpo docente e a direção do educandário municipal pretendem levar à secretária da Educação, Marina Mattielo, o pedido de locação de um contêiner que sirva de depósito dos materiais. Hoje, ao final de cada dia, os professores precisam transportar os livros de volta, uma vez que os espaços são utilizados para aulas do período noturno.

Gladis também trouxe à tona a falta de ginásios em ambas as escolas. Segundo a peemedebista, quando foi presidente do bairro, os moradores participaram de reuniões do Orçamento Comunitário e deliberaram pelo fechamento lateral e pela cobertura da quadra de esportes da Escola Professor Nandi, porém as obras não foram executadas até agora. “Escutem as comunidades. Elas sabem onde mais precisa, onde mais aperta o sapato”, clamou.

Em aparte, Paulo Périco/PMDB explicou que a obrigação em oferecer a estrutura é do município, sendo que o governo do Estado do Rio Grande do Sul não teria qualquer obrigação nesse sentido. Gladis concordou e reforçou a ideia de ampliar o debate, pois entende que “as crianças são gaúchas e não só caxienses”.

Ainda no Grande Expediente, ela falou sobre as funções da Comissão do Idoso, a qual preside neste ano. Apontou o trabalho de fiscalização que será desenvolvido em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (Aapopecs) e o Conselho Municipal do Idoso.

Confira o vídeo do discurso da vereadora na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=OMAPniNnxNQ

06/02/2018 - 13:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo