Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo reforça a necessidade de prevenção ao câncer de próstata

O pedetista é autor do VivePróstata, programa que implantou enquanto esteve como prefeito em exercício, em 2014


O parlamentar Gustavo Toigo/PDT realçou a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, durante a plenária desta quinta-feira (23/11) no Legislativo caxiense. Autor do Programa Municipal de Vigilância, Verificação Precoce e Controle do Câncer de Próstata (VivePróstata), implantado na cidade em 2014, quando esteve na presidência da Câmara e assumiu como prefeito em exercício, o pedetista aproveitou o “Novembro Azul” para convidar os demais colegas de plenário a serem divulgadores da relevância de os homens irem regularmente ao médico e fazerem exames preventivos.

“Cada um aqui é um líder e nossa palavra tem força. É preciso acabar com o tabu que existe (entre os homens) sobre esse assunto. Temos que ficar atentos: quando se chega aos 45 anos, é preciso procurar um médico e fazer exames, como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês, e cujo propósito pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença)”, frisou.

Toigo espera que o VivePróstata prossiga na atual administração municipal. Ele recordou que, em 2014, à época da gestão de Alceu Barbosa Velho/PDT, recebeu um forte apoio da equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em relação à iniciativa. Citou, principalmente, a então titular da pasta, Dilma Tonoli Tessari, e o médico Dino de Lorenzi. Também listou diversas entidades e hospitais que têm feito um trabalho de conscientização e combate à doença.

Segundo o vereador, a incidência maior dos casos de câncer de próstata é em homens na faixa de 50 a 70 anos; e homens com 45 anos com histórico da doença na família ou que tenham dificuldades para urinar. Também é aconselhável a prática de exercícios físicos e mais cuidado e atenção a quem consome muita gordura animal.

Toigo explica que, se for constatado precocemente, o câncer de próstata tem cura numa proporção de 95%. “Infelizmente, neste ano, em Caxias do Sul, 25 homens morreram por causa do câncer de próstata. Não é pouca coisa”, alertou o parlamentar.

O pedetista aproveitou o espaço também para fazer críticas e elogios. As críticas foram direcionadas à situação atual da saúde no município. “A saúde vai mal. O atendimento não está bem. Por isso, nós, vereadores, estamos apontando caminhos, para que a saúde volte a ser eficaz, pois a sociedade não pode pagar com sua vida”, enfatizou Toigo. Já os elogios foram direcionados à sessão solene de entrega, por parte do Legislativo, do Prêmio Dr. Virvi Ramos. Receberam a homenagem os médicos Gilney Piccioni Correa e Dilma Tonoli Tessari, e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs).

23/11/2017 - 11:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo