Voltar para a tela anterior.

Seminário de Boas Práticas Restaurativas na Educação faz coro pela cultura da paz

Colégios apresentaram cases de erradicação da evasão escolar e de democratização do diálogo


O coro generalizado pela cultura da paz, entre cerca de 60 pessoas, ganhou ênfase no 1º Seminário de Boas Práticas Restaurativas na Educação, realizado na tarde desta quarta-feira (22/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Colégios das redes municipal, estadual e particular de ensino apresentaram cases de Pedagogia Circular, com resultados de erradicação da evasão escolar e de democratização do diálogo. Parte da Semana da Justiça Restaurativa, o evento foi conduzido pela Comissão de Educação, presidida pelo vereador Edson da Rosa/PMDB, e pela Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB.

Na parte inicial das atividades, ocorreu a entrega de certificados a formandos do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa. Nesta edição, 25 cidadãos concluíram o curso de 40 horas e estão aptos a difundirem a iniciativa. Mediaram o painel Katiane Boschetti, coordenadora do Programa Voluntários da Paz, e Rodolfo Pizzi, coordenador da Central de Pacificação Restaurativa da Infância e da Juventude.

Katiane chamou a atenção para o fato de a violência ter complicado o senso de comunidade, na medida em que dificultou a presença de crianças, em rotinas pela rua. Segundo ela, a necessidade de pacificação começa por meio de detalhes assim. Atentou que os jovens carecem de tempo e espaço para o que chamou de quietude. “Ao obter essa condição, desenvolvem-se o autoconhecimento e o senso de pertencimento, para a produção de significado”, explicou.

Pizzi reiterou os conceitos e traçou um panorama sobre insegurança e agressão a crianças. Com base em pesquisas de anuários, ele informou que, por dia, são quase 50 denúncias de violência sexual. Acrescentou que, a cada hora, acontecem cinco casos de violência. Ponderou que a situação multiplica, desde a tenra idade, sintomas de ansiedade e outras alterações psíquicas.

A aplicação da Pedagogia Circular foi exemplificada por meio da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, pelo professor Délcio Cruz Júnior; do Colégio Estadual Imigrante, pela professora Rafaela Ambrozini; do Colégio La Salle – Carmo, pela professora Gisele Mazzarollo. No Imigrante, na superação do divórcio dos pais, a menina Alice Cruz Pires produziu um livro de histórias em quadrinhos, intitulado de: “Dois cantinhos para mim”, com ilustrações de André Fortunato.

Além do vereador-presidente Edson da Rosa/PMDB, integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Paulo Perico/PMDB, Kiko Girardi/PSD e Rafael Bueno/PDT.

Presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB, fazem parte da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD e Paulo Perico/PMDB.

22/11/2017 - 19:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo