Voltar para a tela anterior.

Legislativo entrega Comenda Mérito Silvio Toigo

Os homenageados são a arquiteta Orildes Tres, o empresário Ovídio Deitos e o ex-superintendente da Caixa Valdir Angst


A Câmara Municipal entregou na noite desta quarta-feira (25/10) a Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil a três profissionais ligados à área. Os homenageados foram a arquiteta Orildes Tres, o empresário Ovídio Deitos e o ex-superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal Valdir José Angst.

A distinção foi criada pelo decreto legislativo 322/A, de 3 setembro de 2014, de autoria da vereadora Denise Pessôa/PT. Destina-se  anualmente a profissionais liberais ou empresas de atuação direta ou indireta na construção civil, pela relevância de serviços prestados. Silvio Toigo foi um projetista e construtor italiano radicado em Caxias do Sul, com grande atuação nas décadas de 1930 e 1940.

A escolha dos agraciados é feita por uma comissão,  integrada por seis membros, com a seguinte composição: um representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS); um do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS); um representante indicado pelo Sindicato da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon); e três vereadores representando a Câmara Municipal.

Arquiteta e urbanista, Orildes Tres fundou com dois irmãos em 2002 a Cotresi Arquitetura e Engenharia Ltda. Atua na empresa nas áreas de assessoria, administração, projetos, construção e incorporação de imóveis. Orildes foi docente e desenvolveu trabalhos sociais relevantes em entidades ligadas à arquitetura e engenharia.

Outro homenageado foi Ovídio Deitos, fundador da Urbanizadora Rodobras, em 1974, umas das maiores empresas do segmento no Rio Grande do Sul. Já urbanizou mais de 20 mil terrenos, o que corresponde a cerca de 20% da malha urbana da cidade, e assentou gratuitamente 250 famílias. Ovídio é ex-vereador, presidiu a Festa da Uva S/A e o Sinduscon e preside o PP municipal.

Também recebeu a comenda Valdir José Angst, que por 36 anos e até agosto deste ano trabalhou na Caixa. Foi gerente geral em agências em várias cidades gaúchas, entre elas, Caxias do Sul. Valdir foi superintendente executivo da Habitação da Caixa na Serra Gaúcha, tendo forte atuação no programa Minha Casa Minha Vida e na viabilização de financiamentos de imóveis com interesse social.

Em nome do Legislativo, o vereador Édio Elói Frizzo/PSB apresentou os três homenageados, destacando a relevância de cada um no crescimento habitacional. O socialista também valorizou Silvio Toigo, que dá nome à Comenda, lembrando prédios emblemáticos da cidade por ele construídos, como as sedes dos clubes Juvenil e Recreio da Juventude e da Metalúrgica Eberle.

Após receberem o troféu, os homenageados se pronunciaram. Orildes ressaltou a importância do momento caxiense na rediscussão do Plano Diretor Urbano. Ovídio tratou da relevância de se repensar a cidade em conjunto, levando em conta habitação, logística e sistema viário. Valdir defendeu que se projete Caxias do Sul levando em conta a habitação com interesse social, inclusive havendo orçamento municipal para esse setor.

O presidente do Legislativo parabenizou a comissão que escolheu os agraciados, por serem pessoas dedicadas e preocupadas com o crescimento da cidade levando em conta benefício social.

Em representação ao Executivo, o chefe de gabinete Júlio César Freitas da Rosa agradeceu o empenho dos três homenageados em favor do povo caxiense.   

Além de Gremelmaier e Freitas, integraram a mesa do plenário durante a solenidade o 2º secretário parlamentar, vereador Renato Oliveira/PCdoB, e a diretora de Meio Ambiente do Sinduscon, Maria Inês Menegotto de Campos. Outros vereadores presentes foram Arlindo Bandeira/PP, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB e Gustavo Toigo/PDT, e os ex-vereadores Luiz Pizzetti e Getúlio Demori.    

 

 

25/10/2017 - 20:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo