Voltar para a tela anterior.

Presidente da Câmara comemora relevância do Parlavox

Em Salvador, Felipe Gremelmaier assinou acordo que licencia o uso do software na Assembleia Legislativa da Bahia


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, repercutiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (25/10), a visita que fez a diferentes órgãos públicos de Salvador, na semana passada. Ao lado de Ettore Tonani e Milena Bartelle, do setor de Taquigrafia da Casa, o peemedebista assinou o acordo de cooperação técnica para licenciamento do uso do Parlavox pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Desenvolvido por servidores do Legislativo caxiense, o software divulga áudios, textos e vídeos dos discursos em plenário, o que permite transparência no que se refere aos conteúdos abordados pelos vereadores. O acesso é fácil e rápido, tanto pela comunidade quanto pelos veículos de comunicação.

A melhoria no acesso às atividades do Parlamento, proporcionada pela ferramenta, se comprova em números: no primeiro semestre de 2016, as explanações de vereadores tiveram 802 acessos. Já nos três primeiros meses de 2017, com a implementação do Parlavox, o número de acessos chegou a 29.441. “Os números falam por si só e referendam o trabalho que foi feito pelos servidores da Câmara de Caxias do Sul, mostrando transparência e agilidade na informação”, destacou o presidente.

De fato, o Parlavox despertou o interesse dos baianos. Na segunda-feira (15/10), a comitiva caxiense esteve no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). O peemedebista destacou que, por não contar com uma emissora de televisão, o TCE local despertou grande interesse em implantar o sistema para dar visibilidade aos atos do órgão. De acordo com o presidente, é provável que representantes de diferentes municípios venham a Caxias do Sul conhecer o sistema.  

Na terça-feira (16), Gremelmaier e o presidente da Assembleia, Angelo Coronel/PSD, assinaram o acordo para uso do Parlavox na Casa baiana. Nela, o sistema se chamará Albavox. No mesmo dia, o parlamentar caxiense conheceu os setores e reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates/DEM. Segundo Prates, o Legislativo soteropolitano também usará o Parlavox. A tendência é que o acordo entre as duas Câmaras seja firmado no início do ano que vem em Caxias do Sul.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT definiu o convênio entre a Câmara e a Assembleia baiana como um feito histórico. Disse que isso é reflexo da dedicação dos servidores caxienses que buscam, diariamente, aperfeiçoar a taquigrafia.

25/10/2017 - 12:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo