Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto que obriga o exame do coraçãozinho (oximetria)

A iniciativa é de autoria do vereador Edson da Rosa e voltará à pauta para segunda discussão e votação


Na sessão ordinária desta terça-feira (24/10), foi discutido o projeto de lei 74/2014, por meio do qual o vereador Edson da Rosa/PMDB tenta tornar obrigatória a realização do exame do coraçãozinho (oximetria) aos recém-nascidos, em Caxias do Sul. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

A proposta dispõe que o teste seja efetuado antes da alta hospitalar do recém-nascido, nas maternidades e hospitais do município, independente da solicitação dos pais ou de outro responsável legal. O vereador Edson explicou que o exame é feito através de uma pulseirinha eletrônica colocada na mão e, depois, no pé do bebê. “Os dados são enviados para um aparelho que mede a coloração do sangue. Se o resultado ficar acima de 95%, não há problema e o bebê recebe alta”, detalhou o peemedebista. Para ele, é uma forma de se evitar a mortalidade infantil.

O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou em apoio à matéria. Atentou que, desde 2012, já vigora lei estadual sobre a temática. Para o pedetista, uma legislação de igual teor, no âmbito da cidade, auxiliaria nas ações preventivas.

24/10/2017 - 15:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo