Voltar para a tela anterior.

Alberto Meneguzzi parabeniza jovens gaúchos campeões mundiais de Mecatrônica

Qualificados pelo SENAI Mecatrônica de Caxias do Sul, rapazes foram campeões de evento, no Oriente Médio


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB parabenizou, na sessão ordinária desta terça-feira (24/10), dois estudantes da Serra Gaúcha, oriundos do Instituto Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Tecnologia em Mecatrônica de Caxias do Sul. Gustavo Zarpelon, de Carlos Barbosa, e Lucas Tochetto, de Vacaria, sagraram-se campeões mundiais de mecatrônica, durante o 44° WorldSkills Competition (Competição Internacional de Profissões Técnicas).

Gustavo e Lucas, juntamente com o expert caxiense Ademir Bassanesi, foram alguns dos 56 brasileiros que representaram o país na competição, realizada entre os dias 15 e 18 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ao lado do gerente de operações do SENAI Mecatrônica, Fabrício Campana, ambos acompanharam a congratulação de Meneguzzi, no plenário do Legislativo.

O socialista parabenizou os vencedores e enalteceu que os dois jovens conquistaram, através do campeonato mundial, uma bolsa de estudos, no valor de R$ 5 mil, por dois anos. Para ele, a vitória de Gustavo e Lucas ainda não teve a devida repercussão pela mídia, mas que o reconhecimento da dupla deve estar nas capas dos jornais e nas manchetes das rádios.

 “O SENAI tem a tradição não só de formar profissionais, mas de formar cidadãos”, afirmou o parlamentar, destacando que fez curso de eletricidade por dois anos, na instituição, e que é grato por isso. “Caxias do Sul não seria a cidade que é, se não contasse com a formação profissional do SENAI”, complementou o parlamentar.

No WorldSkills, os participantes têm de executar tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. É exigido que os alunos demonstrem habilidades técnicas, individuais e coletivas, em profissões da indústria e do setor de serviços, tais como: eletricidade, eletrônica, automação industrial, cozinha e confeitaria, etc.

Em 2017, a delegação verde-amarela obteve o segundo lugar geral no ranking de conquistas, atrás somente da Rússia. Os brasileiros voltaram para casa com um resultado altamente satisfatório: sete medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 26 certificados de excelência. Membros de institutos federais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também fizeram parte do grupo.

Os vereadores pedetistas Gustavo Toigo e Rafael Bueno parabenizaram Ademir, Gustavo e Lucas pela vitória. Toigo afirmou que a mecatrônica é um exemplo de excelência em ensino, em Caxias do Sul, estimulando a capacitação dos jovens e a reflexão positiva no que se refere às competições profissionais.

Bueno lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ao Congresso Nacional decreto que extingue institutos técnicos de pesquisa. Ponderou que o ex-governador Tarso Genro, quando ministro da Educação, possibilitou, novamente, a criação e a extensão de campis e núcleos, mas que, atualmente, há falta de incentivo aos institutos federais e a iniciativas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

24/10/2017 - 14:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo