Voltar para a tela anterior.

Legislativo produzirá cartilha sobre abusos a crianças e jovens

Frente Parlamentar promoveu reunião com instituições da rede apoio a vítimas e entidades


A Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude da Câmara Municipal produzirá uma cartilha com dicas de prevenção e de denúncia sobre abuso sexual e psicológico contra crianças e adolescentes.

A decisão resultou da reunião extraordinária promovida nesta quinta-feira (01/06) pela Frente com participação de órgãos do Poder Público Municipal, de ONGs, de escolas e outras entidades da área.

De acordo com o vereador Rafael Bueno/PDT, integrante da Frente e coordenador do encontro, a publicação será distribuída em escolas públicas e particulares da cidade. O parlamentar destaca que a decisão foi tomada a partir dos números preocupantes de abusos apresentados.

Os dados foram mostrados pela psicóloga Janet Marize Vivan, do Apoiar, o Ambulatório Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítima de Maus-tratos ligado à Secretaria da Saúde. Há um crescente índice de casos consolidados, ou seja, aqueles que foram oficialmente denunciados aos órgãos públicos. Em 2015, houve 339; em 2016, 376.

Segundo Rafael Bueno, a questão preocupa ainda mais pelo fato de 70% das ocorrências serem dentro do lar da vítima, sendo que em 8,7% o abusador é o pai ou o padrasto. Outro dado alarmante para o vereador é que 95,6% dos abusos sexuais ou psicológicos são cometidos por pessoas do sexo masculino, na faixa dos 25 aos 40 anos.

O Apoiar atua com psicoterapia das vítimas e acompanhamento de suas famílias a partir de denúncias recebidas e encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Disque 100 e Fórum. Os participantes debateram que a rede de proteção precisa agir cada vez mais em conjunto. Também se falou que, com o desemprego e a crise financeira, o agravamento dos problemas familiares propicia mais risco de crianças e jovens serem vítimas.

Além de Rafael Bueno e da psicóloga do Apoiar, integraram a mesa da reunião a vereadora Paula Ioris/PSDB, a gerente do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Zona Norte da Fundação de Assistência Social (FAS), Franciéle Fernandes; e a conselheira tutelar Rosane Formolo.

 

 

 

01/06/2017 - 17:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo