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Um diagnóstico apresentado pela Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate), concessionária do transporte coletivo local, ontem, à Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, foi repercutido pelo vereador Elói Frizzo/PSB, que preside o grupo parlamentar. Na sessão ordinária desta terça-feira (16/05), o parlamentar informou que tomará providências já reivindicadas pela Visate, junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Uma delas requer a apreciação urgente dos pedidos de proibição de conversão, pelo menos, das ruas Sinimbu, esquina com a Rua Garibaldi, e Pinheiro Machado, esquina com a Rua Coronel Flores.
Outra medida aponta para o retorno da utilização exclusiva da 2ª faixa (azul/BRS), pelo menos, no horário compreendido das 17h às 19h30min. Frizzo defendeu ponderações da Visate. Entre as quais, a inviabilidade do cumprimento da planilha de horário vinculada ao projeto do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias, após a liberação das conversões à direita e do uso compartilhado (ônibus e outros veículos automotores) da 2ª faixa, nos horários de pico, desde janeiro de 2017.
O socialista criticou o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, por não agir contra algumas das consequências das alterações, no SIM Caxias. Frizzo exemplificou a partir da linha TR-01, por meio do sistema de gerenciamento de frota da empresa. Reproduziu parte do documento, pela qual a inviabilidade das ultrapassagens dos ônibus, pela utilização compartilhada da faixa de trânsito BRS, impede a distribuição regular dos veículos, determinando a concentração de coletivos, em determinados pontos do itinerário.
De acordo com Frizzo, a Visate fez as solicitações à secretaria, mediante ofício, no último dia 27 de abril. O parlamentar contou que, dois dias antes, a concessionária também havia apresentado uma análise da referida linha. Ele citou o estudo: “Na primeira imagem, o mapa de rastreamento do ônibus da linha TR-01, em 7 de dezembro de 2016, às 18h, operou em consonância com o SIM Caxias e com a correta distribuição de veículos, na frequência de quatro minutos”.
Frizzo mencionou a segunda imagem e a posição da mesma linha, em igual horário, em 12 de abril de 2017, após a liberação do corredor compartilhado, nos horários de pico, e das conversões à direita. Afirmou que, pelo estudo, houve distância significativa entre os veículos, a inexistência de ônibus na Rua Sinimbu (extensão da Avenida Itália até a Rua Vereador Mário Pezzi), além da concentração de coletivos, no final da Rua Pinheiro Machado.
O documento da Visate complementou que a linha TR-01 passou a ofertar frequência de 4.4 minutos, nos picos do meio-dia e do final da tarde. Ponderou que a situação determinou que a linha operasse com 16 horários a menos, em dias úteis, o que corresponde a uma redução de 4% do número de horários disponibilizados aos usuários, segundo a própria empresa.