Voltar para a tela anterior.

São Marcos recebe Parlamento Regional na segunda-feira

Em pauta, a possibilidade de novos municípios integrarem Região Metropolitana


A Câmara Municipal de São Marcos, presidida pela vereadora Patrícia Camassola, será a anfitriã da quarta reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha a ser realizada na segunda-feira (17). A pauta foi estabelecida no último encontro realizado em Coronel Pilar, quando aflorou a expectativa manifestada por representações de municípios que, embora geograficamente localizados no território, não constaram da Lei que criou a Região Metropolitana.

Para falar sobre a constituição e as perspectivas da Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi convidado o deputado estadual Vinicius Ribeiro. Coordenada por Caxias do Sul, a retomada do Parlamento, cuja primeira experiência aconteceu em 2005 por inciativa do então  vereador Chico Spiandorello, ocorreu no início das legislaturas que assumiram em janeiro deste ano. Ganhou espaço e cresceu em importância diante da regulamentação da Lei que instituiu a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Instalado em Caxias do Sul em janeiro último, com encontros mensais em diferentes municípios, o movimento tem como pauta permanente a apreciação do Pacto Federativo e a implantação efetiva da Região Metropolitana. Além de Caxias, o Parlamento Regional já esteve reunido nos municípios de Veranópolis, Coronel Pilar e agora em São Marcos.

Em março uma delegação do Parlamento esteve em audiência com o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, para alinhar expectativas quanto à finalização do projeto de regulamentação da Região Metropolitana projetado para o final do primeiro semestre. A proposta será levada aos municípios que serão beneficiados pela transformação, de quem receberão validação institucional da prefeitura e das Câmaras Municipais autorizando o termo de adesão à Região Metropolitana, como prevê a Lei.

Para Felipe Gremelmaier, presidente do Legislativo caxiense, coordenador do Parlamento Regional, “a proposta ganha cada vez mais musculatura pela identificação de ações isoladas que, quando compartilhadas com o grupo, se transformam em prioridades que serão mais facilmente equacionadas a partir de atuação em conjunto. Daí o interesse nos benefícios contidos na regulamentação da Região Metropolitana”. A reunião de segunda se inicia às 14h.

13/04/2017 - 12:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo