Voltar para a tela anterior.

Beltrão cobra eficiência na gestão dos recursos da saúde

Mesmo com aumento dos valores aplicados, vereador criticou agravamento de problemas na área


A falta de medicamentos para pacientes do Sistema Único de Saúde pautou pronunciamento crítico do vereador Rodrigo Beltrão/PT na sessão desta quarta-feira (09/11) da Câmara Municipal. O petista definiu a situação como lamentável e cobrou eficiência na gestão dos recursos aplicados pela Prefeitura de Caxias do Sul na saúde. “Houve erro técnico, porque se esqueceram de licitar a compra dos medicamentos em tempo hábil”, denunciou.

Para Beltrão, este fato amplia a precária situação existente na saúde pela falta de médicos e funcionários nas Unidades Básicas de Saúde e no Postão 24 Horas. Além disso, mencionou o resultado de sindicância realizada pelo Município que apurou ilegalidades na conduta de dois médicos, que registravam horas não realizadas. “Reconheço que a secretária da saúde Dilma Tessari é honrada, mas falta gestão na saúde. Tem médico que fica 20 minutos na UBS e depois segue para o seu consultório. Existe frouxidão administrativa”, acrescentou.

O petista observou que a crise econômica aumentou a procura por serviços públicos em saúde e educação. Mas entende que, em momentos como este, o gestor precisa encontrar saídas e priorizar a área social. Segundo dados da Prefeitura, a saúde absorve em torno de 26% do orçamento, acima dos 15% determinados constitucionalmente. De acordo com Beltrão, no governo do ex-prefeito Gilberto Pepe Vargas/PT, os recursos aplicados eram menores, respeitando o que estabelece a Constituição, mas havia médicos e medicamentos.

Em aparte, o vereador Jaison Barbosa/PDT assinalou que a União tem sido relapsa com os municípios, principalmente no que se refere aos temas da saúde. Defendeu que é preciso estar vigilante para que, em 2017, sejam mantidos os valores atualmente destinados à área pela Prefeitura de Caxias do Sul.

09/11/2016 - 18:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo