Voltar para a tela anterior.

Semana Municipal da Paz poderá ser implantada em Caxias do Sul

A proposta do vereador Gustavo Toigo/PDT foi aprovada em plenário e, para entrar em vigor, precisa agora da sanção do Executivo


A criação da Semana Municipal da Paz foi aprovada, por unanimidade, pelos vereadores de Caxias do Sul, na sessão ordinária desta terça-feira (08/11). O projeto de lei nº 97/2016, de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, agora precisa da sanção do Executivo municipal para entrar em vigor.

O pedetista sugere a comemoração anual no período de 21 a 27 de setembro. A ideia da proposição é gerar um momento de concentração social entre as pessoas e as instituições para celebração da paz, conscientização sobre a não violência e desenvolvimento de relações interpessoais e interinstitucionais pacificadoras.

Na plenária de hoje (08/11), estiveram na plateia pessoas envolvidas com a cultura da paz e do diálogo na cidade. Aproveitando a presença da comunidade, o vereador Gustavo Toigo/PDT lembrou que a Semana da Paz já foi realizada em Caxias e a  ideia, agora, é  oficializar essa comemoração.

Na avaliação do pedetista, atualmente, a insegurança tem assustado as pessoas e, por isso,  entende como oportuno expandir conceitos e ações ligadas à paz pelas  ruas, nos espaços privados e também nos locais públicos. “Que a paz ganhe fôlego e adesão de mais e mais pessoas. Espero que o Executivo e o Legislativo juntem-se e promovam a Semana Municipal da Paz”, defendeu.  

Segundo o parlamentar Jaison Barbosa/PDT, é preciso ampliar o debate em torno da paz, ainda mais numa época em que se vê muita desvalorização do próximo. O vereador Guila Sebben/PP se manifestou na mesma linha. O progressista também considerou necessárias mais segurança e paz. Ele lamentou a precariedade do sistema carcerário, mencionando mais pontualmente o do Rio Grande do Sul, em que viaturas estão se transformando em celas para os presos.

O artigo 3º do PL aprovado estabelece que, se for instituída, a referida semana adotará como princípio o “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência”, esboçado por um grupo de laureados do Prêmio Nobel da Paz, em Paris. Tal manifesto define como diretrizes: I - respeitar a vida; II - rejeitar a violência; III - ser generoso; IV - ouvir para compreender; V - preservar o planeta; VI - redescobrir a solidariedade.

Na exposição de motivos, Toigo informa que, a partir de um processo de articulação entre diferentes políticas públicas e organizações comunitárias, promovido pelas Redes de Pacificação Social de Caxias, desde 2014, surgiu a Semana Municipal da Paz, com ações em todos os territórios e ampla discussão da temática da paz no campo comunitário. Isso, ressalta o vereador, favoreceu o engajamento de diferentes atores sociais.

A primeira edição da semana ocorreu em novembro de 2014 e a segunda, em 2015, no intervalo de 21 a 27 de setembro. O parlamentar lembra, ainda, que a data de 21 de setembro é o Dia Internacional da Paz, estabelecido através da resolução 36/67, da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1981.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PL 97/2016

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

08/11/2016 - 20:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo