Voltar para a tela anterior.

Atenção às pessoas com deficiência e a cultura da paz são reivindicadas na primeira edição do Vereador por um Dia 2015

Cadeirante e com dificuldades motoras, o aluno João Citon emocionou o público ao pedir igualdade


Mais atenção às pessoas com deficiência e a promoção da cultura da paz foram reivindicadas por alunos, na primeira edição do Vereador por um Dia 2015. Na tarde desta segunda-feira (19/10), cerca de 120 cidadãos prestigiaram a plenária simulada, da qual participaram 22 escolas e os seus respectivos alunos, dos ensinos Fundamental e Médio. No total, eram 13 meninos e nove meninas (uma faltou por motivo de doença, mas deverá estar na segunda edição deste ano). Único deficiente, com dificuldades motoras e cadeirante, João Citon, da Escola Caldas Junior, emocionou o público ao defender um projeto de lei, em apoio a quem tem deficiência. Todos o aplaudiram de pé. A matéria terminou aprovada por unanimidade.

Citon agradeceu ao seu colégio. Lamentou o fato de, nos últimos meses, escolas particulares da cidade terem rejeitado a sua matrícula. “Sofremos bullying por causa de eventuais dificuldades. Mas, no fundo, nós todos somos deficientes em alguma área. Por isso, é preciso haver mais igualdade”, enfatizou.

O debate ficou acalorado em alguns momentos. Um deles aconteceu durante a apreciação da moção de José Vinicius Paloschi, em repúdio ao projeto de lei federal 3.722/2012, que busca revogar a lei 10.826/2003, anulando o Estatuto do Desarmamento. “O fim do estatuto representará um retrocesso, em detrimento a uma cultura de paz”, disparou o autor da moção. Mas Gustavo Gritti, do Colégio Murialdo (Ana Rech), considerou que essa cultura não seria difundida por tirar as armas da população, em um momento de insuficiência das forças policiais. Mesmo assim, a moção terminou aprovada pela maioria.

A possibilidade de o ensino de cultura religiosa não mais ser obrigatório, na grade curricular das escolas municipais, também provocou divergências. Tratava-se do projeto de lei, de Betânia Ramalho da Silva, da Escola Maguary, pelo qual seriam aplicadas cinco disciplinas optativas, cabendo aos alunos, por livre escolha, fazer uma. Essa foi a única proposta rejeitada pela maioria. Lais Dornelles, da Escola Adventista de Caxias do Sul, ponderou que aprender religião também seria uma forma de estudar o amor, e não só Deus.

Outras matérias ganharam atenção. Lais viu ser aprovada uma proposta sua, voltada a instituir descontos de 5% a 12%, no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), para as construções sustentáveis. Yasmin Guerreiro de Lima, da Escola Presidente Castelo Branco, teve indicação aprovada de forma unânime. Ela sugeriu à Comissão de Educação a discussão da obrigatoriedade da implantação das questões de gênero, como conteúdo curricular da disciplina de Ensino Religioso, na rede municipal.

No decorrer dos trabalhos, houve a presença da senadora Ana Amélia Lemos/PP-RS, que, em seguida, participou de atividade da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, presidida pelo vereador Guila Sebben/PP. Na ótica dela, não existe democracia sem Parlamento.

A plenária simulada de hoje teve esta Mesa Diretora: Betânia Ramalho da Silva, da Escola Maguary (presidente), Fernando Ferreira, da Escola Maria Araci Trindade Rojas (vice-presidente), Roberto Carminatti, do Colégio São Carlos (2º vice-presidente), Adriano de Freitas, da Escola Vereador Marcial Pisoni (secretário), e Luiza Fanton, do Colégio Murialdo/Caxias (2ª secretária). Nesta ordem, ocuparam o grande expediente: Cleiton da Rosa, da Escola Governador Leonel Brizola, João Cavalheiro, da Escola Zélia Rodrigues Furtado, e Amanda Sabedot, da Escola Madre Assunta.

No próximo dia 9 de novembro, às 14h, também no plenário da Casa, ocorrerá a segunda sessão ordinária simulada do Vereador por um Dia 2015, para a qual são esperados em torno de 18 estudantes. Neste ano, cada colégio e cada estudante ganharam um exemplar do chamado manual estudantil. Presidida pelo vereador Zoraido Silva/PTB, a Comissão de Educação desenvolveu o material especialmente para o programa. O texto contém uma síntese do Regimento Interno da Casa e referências à Lei Orgânica Municipal.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Em 18 de junho de 2001, entrou em vigor outra lei sobre o programa que revogou a anterior, também proposta por Biglia. Desde então, a iniciativa começou a, também, abranger as escolas de Ensino Médio, e não só as do Fundamental. Em 7 de novembro de 2001, por sugestão do ex-vereador Vinicius Ribeiro, passou a valer uma alteração na lei de junho de 2001. A intenção de Vinicius consistiu em classificar os colégios nas categorias de ensinos Fundamental e Médio, em vez de 1º e 2º graus, como era anteriormente.

Além do vereador-presidente Zoraido Silva/PTB, integram a Comissão de Educação os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB e Gustavo Toigo/PDT. Junto com esses membros, prestigiaram o ato de hoje o presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, e os vereadores Adelino Teles/PMDB, Daiane Mello/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PCdoB e Velocino Uez/PDT, além da secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves.

 

Escolas e alunos da 1ª sessão ordinária simulada do Programa Estudantil Vereador por um Dia 2015:

 

Colégio La Salle Carmo

Gabriel Pagliarin

 

Colégio Murialdo - Ana Rech

Gustavo Pedrotti Gritti

 

Colégio Murialdo Caxias

Luiza Mensch Fanton

 

Colégio Mutirão de Caxias do Sul

Maria Eduarda Kegler Ramos

 

Colégio São Carlos

Roberto Lorenzo Carminatti

 

E.E.E.F. Maguary

Betânia Ramalho da Silva

 

E.E.E.M. Maria Araci Trindade Rojas

Fernando Ferreira

 

E.M.E.F. Alfredo Belizário Peteffi

Thauany Mazzarotto de Souza (ausente por motivo de doença)

 

E.M.E.F. Americo Ribeiro Mendes

Ianca da Silva Cardoso

 

E.M.E.F. Caetano Costamilan

Yasmin Vitória Cechin

 

E.M.E.F. Caldas Junior

João Lucas Citon

 

E.M.E.F. Castelo Branco

Yasmin Guerreiro de Lima

 

E.M.E.F. Érico Cavinato

Igor Diaz dos Santos

 

E.M.E.F. Fermino Ferronatto

Hellen Ohana B. Gonçalves

 

E.M.E.F. Fioravante Webber

Alisson Nunes Bonatto

 

E.M.E.F. Governador Leonel Brizola

Cleiton da Rosa

 

E.M.E.F. Guerino Zugno

José Vinicius de Moraes Paloschi

 

E.M.E.F. Luiza Morelli

Malcon dos Santos Pedrozo

 

E.M.E.F. Madre Assunta

Amanda da Silva Sabedot

 

E.M.E.F. São Vicente de Paulo

Wellington Bettoni

 

E.M.E.F. Vereador Marcial Pisoni

Adriano de Camargo Ribeiro de Freitas

 

E.M.E.F. Zélia Rodrigues Furtado

João Gabriel Stringari Cavalheiro

 

Escola Adventista de Caxias do Sul

Lais Dornelles

19/10/2015 - 20:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo