Voltar para a tela anterior.
A vereadora Denise Pessôa/PT esteve reunida na manhã desta quarta-feira (17/04), na Secretaria Municipal da Saúde, para discutir a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde que atenda a demanda da região Villa Lobos/Vergueiros, localizada na Zona Sul da cidade. Na oportunidade, Denise e a presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob), Tania Menezes, foram recebidas pela diretora-geral da secretaria, Marta Fattori. A vereadora e a representante da comunidade apresentaram o edital do Ministério da Saúde que estabelece as normas para construção ou ampliação de UBSs, bem como a solicitação da presidente da Amob de um novo posto para a comunidade.
Hoje, o acesso à saúde para a população do bairro Villa Lobos/Vergueiros é prejudicado pelo limitado espaço para atender toda a comunidade. A estrutura da UBS é pequena e não comporta a demanda dos pacientes da região. Além disso, o prédio é privado e utilizado sob a forma de convênio, o que impossibilita reformas e ampliações do espaço.
O edital do Ministério da Saúde permite que o município construa um dos quatro tipos de UBSs que variam em tamanho. Os valores disponibilizados para a obra - de R$ 400 mil a R$ 750 mil - seriam repassados pela União ao município via fundo perdido. A verba é considerada praticamente suficiente para a construção de uma nova UBS. A obra também seria facilitada pelo quadro de profissionais e pelos equipamentos de saúde pública já existentes.
Conforme a vereadora Denise, a representante do Executivo presente na reunião, Marta Fattori, aceitou bem o pedido e se comprometeu a defender o cadastramento da proposta junto à administração municipal. "Todo recurso depositado em saúde é um investimento. A comunidade do Villa Lobos/Vergueiros é bastante carente e apresenta muitos problemas sociais e de infraestrutura. Uma nova Unidade Básica de Saúde auxiliaria muito na garantia da dignidade e do acesso à saúde daquela comunidade", avalia