Voltar para a tela anterior.
A noite de segunda-feira (16/12) foi palco para contar, por meio de páginas e das telas, a história de uma Caxias de 134 anos. O público que esteve na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul pode contemplar, em primeira mão a revista e o documentário “Nossa Caxias”, produções da Assessoria de Comunicação Social da Casa.
A atividade, que era pra ser ao ar livre em uma edição de Cinema de Verão, acabou sendo realizada dentro do Parlamento devido ao mau tempo. Os materiais transmídia, juntos, celebram o povo, as conquistas, as belezas naturais, os patrimônios culturais e históricos de Caxias do Sul.
A produção da revista envolveu todos os servidores e estagiários da Assessoria de Comunicação Social do Parlamento, que se debruçaram, ao longo do ano, na produção do conteúdo, que conta com reportagens especiais que ocupam as mais de 70 páginas do impresso. O projeto é dividido em três fragmentos: Vivemos Caxias do Sul, que aborda a diversidade étnica que envolve a cidade; Uma Caxias de muitas mãos, que celebra a fartura, o desenvolvimento e a economia pujante; e Nossa Caxias te abraça, um convite a descobrir as belezas do segundo maior município do Rio Grande do Sul. A publicação impressa e digital tem projeto editorial da jornalista Vania Marta Espeiorin e do relações-públicas Marcelo de Gregori.
Já o documentário foi produzido por 18 profissionais da equipe da TV Câmara Caxias, coordenada pela jornalista Rafaela Daros. Editores, cinegrafistas, operadores de áudio, produtores que se dedicaram cerca de 4 meses de produção. A jornalista Carol Dall’ Agnol esteve a frente da direção, pesquisa e roteiro. O material, com cerca de 30 minutos cria uma colaboração transmídia com a revista, pois busca contar uma história e transmitir a mensagem por meio de dois meios de comunicação diferentes. Três palavras norteiam o longa: Raízes; Desenvolvimento e Acolhimento que desencadeiam temas centrais como a chegada da Estrada Visconde do Rio Branco, a do trem e a da rodovia BR-116; o desenvolvimento econômico por meio do polo metalmecânico e da indústria têxtil; e os múltiplos turismos possíveis na maior cidade da Serra Gaúcha.
Veja também a matéria da TV Câmara Caxias:
Segundo o Chefe da Assessoria de Comunicação da Casa do Povo, Marcelo de Gregori, as produções têm o objetivo de aproximar ainda mais o parlamento das pessoas e cumprir com os principais objetivos da comunicação pública: “A revista e o documentário ‘Nossa Caxias’ não foram feitos para ficarem aqui, nas quatro paredes do parlamento. Foram feitos para o mundo, foram feitos para as pessoas”, disse no discurso. Para ele, os materiais são como um abraço nessa cidade que encanta e que muitos chamam de lar. No discurso também destacou a atuação da emissora legislativa ao longo de 2024: “A TV Câmara Caxias não entregou somente esse documentário lindo. Esteve, dia após dia, cumprindo com os princípios da Comunicação Pública como o de garantir o acesso amplo à informação, a fomentar o diálogo, estimular a participação e ouvir a sociedade focando no cidadão”, concluiu.
A presidente do Legislativo Marisol Santos/PSDB celebrou a estreia dos materiais produzidos a muitas mãos: “É o resultado de um trabalho, resultado de muitas ideias. Da dedicação de muita gente. De pessoas, assim como eu, apaixonadas pela nossa Caxias”, celebrou. A presidente ressaltou que o objetivo dos materiais é deixar um legado para a comunidade, para que possam se apropriar cada vez mais dos espaços da cidade.
Tanto o documentário quanto a revista estarão disponíveis nas plataformas digitais para ampliar o alcance. O documentário, no canal do YouTube da TV Câmara Caxias, e a revista no site do Legislativo e, gratuitamente, em pontos estratégicos da cidade, como espaços públicos, escolas e bibliotecas e pontos culturais. A proposta é que esse material transmídia continue a inspirar e informar, reforçando o orgulho de ser parte de Caxias do Sul.
Assista à Cerimônia na íntegra: