Voltar para a tela anterior.

História do escotismo ganha destaque na sessão ordinária

Escoteiros do 26º Distrito participaram da Tribuna Livre


Os 105 anos do movimento escoteiro foram lembrados no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira (24). No espaço da Tribuna Livre, a representante do 26º Distrito Escobande, chefe Vera dos Santos, lembrou que, ontem, houve a comemoração do Dia Mundial do Escotismo. Lamentou a falta de espaço e reconhecimento que o grupo tem na sociedade. Ela destacou, também, a importância dos ensinamentos escotistas na formação do caráter de crianças e jovens de 7 a 27 anos de idade.

De acordo com Vera, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT, autor do requerimento que deu origem à cedência do espeço, foi lobinho em seu grupo de pequenos escoteiros, há alguns anos.

Também representante do movimento, José Ferreira Machado, o mais antigo chefe escoteiro em atividade na América Latina, disse que mais de 90% da sua personalidade está ligada ao que aprendeu no escotismo.

Fundado por Baden Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta consiste no desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, a fraternidade, a lealdade, o altruísmo, a responsabilidade, o respeito e a disciplina. Um de seus lemas é estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar, diariamente, uma boa ação.

24/04/2012 - 18:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo