Voltar para a tela anterior.

Calçamentos são cobrados na região do Santa Catarina

O encontro do Câmara Vai aos Bairros reuniu mais de 120 moradores


A necessidade de pavimentação de calçadas predominou entre as demandas manifestadas durante a primeira edição do Câmara Vai aos Bairros de 2012, realizada na noite desta segunda-feira (23/04), no salão paroquial Santa Catarina. Lideranças de 13 bairros e loteamentos relataram carências da região aos vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Mais de 120 moradores participaram da reunião.

De acordo com José Carlos Zachet, do Cinquentário II, desde a reformulação da avenida Júlio de Castilihos, o ponto que corta o seu bairro carece de calçamento. Lamentou a ausência de verba para construir passeio público. Contou já ter sido atropelado por conta da dificuldade.

Na mesma linha, Beatriz Perin observou existirem extensas faixas do bairro Santa Catarina sem calçadas. Comentou que, junto à Casa de Pedra, falta iluminação. Para ela, mais semáforos evitariam acidentes nas ruas.

Enquanto isso, Gervasio Longhi, do Moinhos Germani, chamou a atenção para a ampliação da unidade básica de saúde Tijuca. Segundo ele, a localidade também precisa de centro comunitário, passarela, linhas de ônibus e redutor de velocidade, na rótula da Júlio de Castilhos com a perimetral.

Para Carmen Maria Peroni, do Cohab, é urgente a renovação da canalização da bacia de contenção que abrange as imediações do arroio Tega, como forma de conter alagamentos. Também solicitou a conclusão do calçamento nas ruas Antônio Piccoli e Benjamin Furlan.

Outros assuntos ganharam destaque, como pedidos por maior fiscalização de obras públicas e críticas ao cadastro da prefeitura de dependentes do crack. No Parque dos Vinhedos, Paulo Roberto Pereira sugeriu desentupimento de bocas de lobo e quebra-molas. Marino de Biasi, do Jardim Itália, alertou que praticamente toda a extensão do bairro ainda aguarda por recapeamento asfáltico, além de passeio público e área verde. Conforme Claudenir Biglia, em Nossa Senhora da Paz, a coleta seletiva não vem acontecendo com frequência.

O presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter, saudou a iniciativa da Câmara e destacou pautas como a reforma constitucional e a defesa dos direitos da mulher. Afirmou que as providências para cada localidade dependem da participação popular.

Nesta edição, os bairros e loteamentos contemplados foram: Altos do Seminário, Cinquentenário I, Cinquentenário II, Cohab, Colina Sorriso, Jardim Itália, Mattioda, Moinhos Germani, Nossa Senhora da Paz, Parque dos Vinhedos, Santa Catarina, Santa Lúcia, Tijuca.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além da presidente Geni, compõem o Legislativo Caxiense os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Francisco Spiandorello/PSDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Marcos Daneluz/PT, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.

23/04/2012 - 22:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo