Voltar para a tela anterior.

Vereadores voltam a lamentar falta de manutenção na Rota do Sol

Frizzo garantiu que o secretário de Infraestrutura determinou providências imediatas


Um descontentamento quase que generalizado, entre os vereadores, quanto à falta de manutenção do governo estadual à Rota do Sol (rodovia que liga a Serra ao Litoral Norte) voltou a ser manifestado na sessão ordinária desta terça-feira (27). O vereador Mauro Pereira/PMDB trouxe o assunto à tona, depois de, na sexta-feira passada, ter percorrido a estrada e contado 66 buracos. Referiu acidentes, como capotagens e pneus estourados, além do falecimento de duas pessoas e feridos.

Durante a plenária, o vereador Elói Frizzo/PSB afirmou que, por telefone, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, lhe garantiu que já determinou providências imediatas na rodovia. O parlamentar também contou que, ontem, à noite, esteve em Porto Alegre, para reunião com o secretário. Foi reiterada a disposição da prefeitura de Caxias do Sul, de fazer a pintura de demarcação de pista, no trecho que corta a cidade, pontuou.

Frizzo reproduziu relato de Beto, sobre a perda do texto de um edital que está sendo refeito. Por conta disso, conforme o parlamentar, ficou impedida a licitação de empresa que se responsabilizaria pelo recapeamento do trecho entre Caxias e Lajeado Grande. Apontou que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) deveria ser extingo, por incompetência.

Para o vereador Gustavo Toigo/PDT, um convênio entre o governo do estado e a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) facilitaria a manutenção da rota. Alertou para o tráfego de caminhões com peso acima do permitido.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Casa, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT disse que todos os parlamentares membros assinaram documento, pedindo audiência com o secretário Beto e representantes do DAER/RS. Lamentou que a operação tapa-buracos tenha sido interrompida, a partir de orientação do Tribunal de Contas do Estado.

Na mesma linha, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB solicitou atendimento permanente à via. Para ele, é urgente que os municípios tenham maior participação na partilha do bolo tributário nacional e na tomada de decisões políticos, a fim de que cada cidade possa assumir trechos de estradas.

Outros parlamentares também se somaram às críticas. Edson da Rosa/PMDB citou que, no último final de semana, em Lajeado Grande, havia mais de dez veículos parados, com pessoas trocando pneus. Alaor de Oliveira/PMDB referiu que, em maio de 2010, no seu blog, registrava o envio de documento ao DAER, a partir de vistoria sua ao trecho. Também alertou para a necessidade de instalação de balanças, nas estradas gaúcha. Alaor denunciou, ainda, falta de fiscalização. Pedro Incerti/PDT sugeriu pedágio comunitário e Rodrigo Beltrão/PT, audiência pública para tratar do assunto.

27/03/2012 - 20:18
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo