Voltar para a tela anterior.

Comunidade caxiense se despede de Pauletti em velório na Câmara

A encomenda do corpo teve orações do Frei Jaime Bettega


A despedida do ex-deputado federal Ruy Pauletti/PSDB, falecido às 5h do último domingo, reuniu centenas de familiares e amigos no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O velório encerrou-se às 10h05 desta segunda-feira (19/03), quando o Frei Jaime Bettega concluiu as orações de encomenda do corpo. Pauletti estava internado no hospital da Unimed desde o final da noite de sábado, depois de ter sofrido uma parada cardíaca em casa. Em 1999, o professor havia recebido do Legislativo o título de Cidadão Emérito Caxiense.

De acordo com o presidente em exercício da Câmara, vereador Renato Oliveira, Pauletti notabilizou-se como grande liderança, tanto como político quanto na condição de reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), cargo que ocupou entre 1990 e 2002. Ele fez a UCS crescer, por meio de diversas extensões pela região, observou. O atual reitor da UCS, Izidoro Zorzi, também enfatizou a condução do ex-reitor, no processo de regionalização da universidade.

Para o vereador Francisco Spiandorello/PSDB, trata-se de uma perda para o ensino, a política e a vida comunitária caxiense. Ele também frisou a atuação de Pauletti, como secretário municipal de Administração, de 1989 a 1991, na gestão do ex-prefeito Mansueto Serafini.

O ex-governador Germano Rigotto disse perder um amigo que o aconselhava politicamente. Destacou a dedicação de Pauletti, na defesa dos interesses do município e no desenvolvimento da UCS.

O líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, lembrou o trabalho de Pauletti, na executiva do partido. Ressaltou que o ex-deputado nunca deixou de exercer a sua liderança partidária, com posições estratégicas. O presidente do PSDB municipal, Egidio Basso, salientou a militância de Pauletti. Ele sempre procurava integrar o partido, recordou.

Ruy Pauletti nasceu em 15 de fevereiro de 1936, na comunidade de Val dei Gamberi, onde hoje é o bairro de Santa Corona, em Caxias do Sul. Formado em Estudos Sociais pela Unijuí, Pauletti começou a lecionar em 1957, na área rural da Serra gaúcha. No ano seguinte, transferiu-se para Três Passos, onde foi eleito o vereador mais votado daquele município.

Em 1971, obteve aprovação em concurso público estadual para o magistério, em primeiro lugar. No governo Euclides Triches (1971-1975), exerceria o cargo de delegado de Educação. Em 1975, foi para a UCS, onde atuou como pró-reitor de administração e extensão por dez anos. Entre 1990 e 2002, esteve à frente da reitoria da instituição. Concorreu a deputado estadual pelo PSDB, em 2002, elegendo-se com 57.035 votos, sendo cerca de 42 mil somente em Caxias do Sul. Em 2004, o tucano concorreu a prefeito, terminando em terceiro lugar. Nas eleições de 2006, conquistou eleição para a Câmara Federal, com 57.064 votos. Em 2010, porém, ficou na terceira suplência de deputado federal.

O enterro de Pauletti está sendo realizado no cemitério Santa Corona. A prefeita em exercício de Caxias do Sul, Geni Peteffi, decretou luto oficial de três dias, na manhã de domingo. Além do professor Pauletti, o decreto homenageia o ex-vereador e empresário Doviglio Gianella, que morreu no sábado.

19/03/2012 - 11:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo