Voltar para a tela anterior.

Falece ex-vereador Doviglio Gianella

Gianella teve atuação destacada na indústria textil e segmento social


Doviglio Gianella assumiu, uma cadeira na 1ª Legislatura de Caxias do Sul, de 1948 a 1951, pelo antigo PSD. Ele faleceu em Porto Alegre neste sábado, aos 95 anos.

Doviglio era filho de Matteo e Ermelinda Gianella, família pioneira na indústria textil de Caxias do Sul. Comandou por décadas o Lanifício Gianella, fundado pelo pai, e presidiu o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (FITEMASUL) entre 1966 e 1987. Também teve atuação destacada nos segmentos sociais, como presidente da APAE, Esporte Clube Gianella eoutros.

O velório acontece na Capela A do Memorial São José, a partir das 07h30 deste domingo, e o sepultamento será no Cemitério Público Municipal, às 16h.

Histórico

Doviglio Gianella, filho de Matteo Gianella e Ermelinda Viero, nasceu no dia 27 de dezembro de 1916, em Galópolis. Casou-se, em 1956, com Lucilla Schabbach Gianella, falecida em 1992. É pai de Maria Eliza Gianella e avô de Maria Carolina Gianella de Castilhos.

Em 1944, começou a trabalhar com seu pai, um dos pioneiros da fiação e tecelagem na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, no Lanifício Matteo Gianella.

Em 1954, participou da fundação do Centro da Indústria Fabril, uma das entidades fundadoras da atual Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Fez parte da Diretoria do Sesi e integrou o Conselho Regional do Senai.

Em 1960, foi eleito presidente da APAE, permanecendo no cargo durante dez anos.

Foi fundador do Grêmio Esportivo Gianella, do Aeroclube de Caxias do Sul e do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro.

Por dez anos, presidiu o PSD caxiense e foi eleito Vereador para o período legislativo de 1947 a 1951.

Ainda na década de 60, liderou o movimento pela ligação entre a BR- 116 e a Rua Moreira César, que, muitos anos depois, transformou-se na Perimetral Norte.

Ocupou o cargo de presidente do Sindicato de Fiação, Tecelagem e Malharias de Caxias do Sul - Fitemasul - de 1966 a 1987, reeleito por seis vezes. Durante o mesmo período - 21 anos - foi diretor da Fiergs e conseguiu trazer para Caxias do Sul a Escola do Senai José Gazola.

Em 1950 foi vice-presidente da Festa da Uva, e por mais de 50 anos atuou na Comissão dos Desfiles de carros alegóricos.

Presidiu também a Comissão Pró-Fundação do Colégio Estadual Santa Catarina, objetivo concretizado com a assinatura do decreto de criação daquela escola pelo então Governador Walter Peracchi de Barcellos.

Participou, durante mais de 60 anos, de inúmeros corais de nossa cidade.Recebeu o "Mérito Comunitário", do Rotary Clube de Caxias do Sul, em 1999 e o "Mérito Industrial do Rio Grande do Sul", conferido pela Fiergs, em 1989 e 2009.

 

 

 

 

 

 

 

18/03/2012 - 07:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo